O Aeroporto Silvio Name Júnior, em Maringá, Noroeste, voltou a abrir para pousos e decolagens às 11 horas desta segunda-feira (19). O terminal estava fechado para pousos desde as 8h10 em razão da forte chuva que cai sobre a região. Nenhum voo apresentou atraso ou foi cancelado.
Dois aviões da Trip que seguiam para Londrina tiveram que retornar, pois o Aeroporto Governador José Richa também amanheceu fechado para pousos, por causa da nebulosidade que cobriu a região. Das 4h10 às 10h44 o aeroporto ficou fechado para pousos e decolagens. Depois deste horário, o terminal passou a operar por instrumentos.
Os demais terminais paranaenses estão abertos para pousos e decolagens. O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no Oeste, opera com o auxílio de instrumentos, porém, sem restrições para voos. O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, opera normalmente, em condições visuais.
De acordo com boletim divulgado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), quatro voos estavam com atraso superior a 30 minutos no Aeroporto Internacional Afonso Pena.
Fim de semana
O mau tempo prejudicou as operações no aeroporto em Maringá, que ficou fechado por poucos períodos no final de semana. No aeroporto de Londrina pousos e decolagens atrasaram e vários voos foram cancelados durante o sábado. Os passageiros ficaram revoltados com a falta de informação e muitos tiveram que dormir no chão do terminal. O boletim divulgado pela Infraero informou que entre a meia-noite e às 14 horas de sábado estavam previstos 11 voos para o terminal, dos quais sete registraram atrasos superiores a 30 minutos e quatro foram cancelados.
Entre os voos que sofreram atrasos estava o de um avião fretado que levaria 143 turistas para Porto Seguro, Bahia. Com o atraso, famílias inteiras tiveram que passar a noite no saguão do aeroporto. "Quando a gente procura uma agência de turismo é para evitar transtornos. Se fosse para viajar na bagunça, nós faríamos isso sozinhos. O mínimo que esperávamos era uma satisfação", reclamou o professor Claudio Ladeira.
Na manhã de domingo (18), três partidas foram suspensas. Outro voo sofreu atraso superior a três horas. A partir das 10 horas, o aeroporto passou a operar por instrumentos. De acordo com a Infraero, no período da tarde nenhum voo atrasou ou foi cancelado.



