Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Segurança contra incêndio

Anac suspende novos voos e aeroporto de Maringá precisa dobrar efetivo de bombeiros

Pelotão do Corpo de Bombeiros dentro do terminal passou de 9 para 18 homens, nesta segunda-feira (1º). Medida permitirá que Anac volte a autorizar novas operações. Situação perdurou entre novembro do ano passado até agora, quando adequações foram rea

Anac não pediu melhorias no equipamento de combete ao fogo, mas solicitou que mais homens fossem contratados para operar os carros | Fábio Dias/Jornal de Maringá
Anac não pediu melhorias no equipamento de combete ao fogo, mas solicitou que mais homens fossem contratados para operar os carros (Foto: Fábio Dias/Jornal de Maringá)
Documento mostra autorização da PM para aumento do efetivo de bombeiros no aeroporto |

1 de 1

Documento mostra autorização da PM para aumento do efetivo de bombeiros no aeroporto

A autorização para novos voos no Aeroporto Silvio Name Junior, em Maringá, está suspensa pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) desde novembro do ano passado. A agência considerou insuficiente o número de bombeiros que permaneciam de plantão para o porte de aeroporto. Após notificação, a administração dobrou o efetivo, passando de nove para 18 homens, que começaram a trabalhar nesta segunda-feira (1º). A Anac ainda emitiu um auto de infração contra o aeroporto, pois a restrição deveria ter sido comunicada às empresas aéreas que operam em Maringá, e isso não foi feito imediatamente.

A defasagem no efetivo já está resolvida, mas segundo a Anac, até esta terça-feira (2), a restrição para autorização de novos voos ainda não havia sido retirada. Segundo Marcos Valêncio, superintendente do terminal, com a contratação de mais bombeiros, a situação já está em conformidade com as normas exigidas para o combate a incêndios. As adequações serão comunicadas à Anac, que deve retirar as restrições nos próximos dias. "Vamos passar da categoria 5 para 7", disse ele, referindo-se à classificação dos aeródromos. Além de proibir novas operações com aviões de grande porte, a Anac reclassificou o aeroporto para categoria 5, sendo que até novembro a classificação era 6.

A categoria 6 é exigência para pousos e decolagens dos Boeing 737, dos Airbus 319, 320 e 321, e dos Embraer 170, 190 e 195. A Gol Linhas Aéreas, por exemplo, pousa no Aeroporto Silvio Name Junior com o Boeing 737-800, que tem capacidade para até 186 passageiros. Já os aviões da Embraer são os utilizados pela Azul Linhas Aéreas no terminal. Durante os três últimos meses, enquanto durou o período de defasagem, qualquer solicitação das empresas para ampliação na oferta de voos – utilizando essas aeronaves – seria negada pela Anac, mas ambas informaram à reportagem do Jornal de Maringá que não fizeram pedidos dessa natureza.

A Anac não exigiu melhorias quanto ao equipamento e estrutura de combate ao fogo no Silvio Name Junior. Apenas solicitou que o efetivo fosse adequado às normas, o que representava o dobro de soldados. "Os 18 bombeiros já estão trabalhando em escala de seis (homens) por turno. Já estamos negociando com Corpo de Bombeiros que o efetivo seja aumentado para 25", explicou Valêncio. O superintendente esclareceu que a administração já havia previsto que o número de funcionários na brigada de incêndio se tornaria insuficiente com a expansão das operações. Antes mesmo da sanção da Anac, as contratações já estavam planejadas, mas demoraram porque dependiam do aval do Polícia Militar.

Valêncio considera o rigor da Anac um fator positivo, pois reflete o crescimento do aeroporto de Maringá e a aviação civil no Noroeste. "Nosso terminal foi o terceiro que mais cresceu no Brasil ano passado". De fato, foram registrados 319.576 embarques e desembarques no Silvio Name Junior, em 2009. O terminal ampliou em 47% o fluxo de passageiros em relação ao ano anterior, perdendo apenas para Viracopos, em Campinas (1º/+210%) e Itajaí/Navegantes (2º/+50%).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.