• Carregando...

Secretário de Saúde de Sarandi está com dengue

O secretário de Saúde de Sarandi, Osvaldo Luis Alves, foi uma das vítimas da dengue na cidade. Ele começou sentir-se mal no início da semana e precisou ser internado quando o quadro se agravou, na última terça-feira (13). Segundo Alves, os primeiros sintomas apareceram justamente durante uma reunião em que se discutia estratégias de combate à doença em Sarandi. A situação da cidade tem se agravado, visto que já são seis meses sem agentes de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Clique aqui e leia a matéria completa

Após um intervalo de dois anos, Maringá deve voltar, nesta semana, a enfrentar uma epidemia de dengue. O município já confirmou 945 casos da doença – são necessários 990 para que a epidemia se configure. Essa barreira deve ser ultrapassada até a próxima sexta-feira (23), quando novos dados serão divulgados pelo município.

A cidade não enfrenta uma epidemia desde 2007, quando houve mais de 5 mil pacientes contaminados. Em 2008 e 2009, a doença ficou sob controle: registrou-se somente 54 e 69 casos, respectivamente. A epidemia se configura quando há mais de 3 casos para cada mil habitantes, conforme cálculo de autoridades sanitárias.

Para que a cidade se enquadre nessa situação, são necessários apenas mais 45 casos – o que é menos do que o registrado na última semana. Entre os dias 9 e 16 deste mês, para se ter ideia, houve um acréscimo de 143 casos. Isso não significa que todos os pacientes se contaminaram nesse período, mas sim que os exames laboratoriais que indicavam a contaminação ficaram prontos.

Consequência

Quando a epidemia se configura, modifica-se a forma de contagem dos casos. Em regiões onde há elevado índice de infestação, os pacientes são considerados contaminados se apresentarem pelo menos três sintomas da doença, como dor muscular, dos nos olhos e cansaço. Não há necessidade de exame laboratorial. Este é feito somente no caso de pacientes que vivem em locais pouco infestados.

Paraná

Até a última quinta-feira (15), o Paraná tinha 6.356 casos confirmados de dengue, com cinco mortes, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). As mortes aconteceram em Londrina, Foz do Iguaçu, Cornélio Procópio e Maringá.

Havia, até 15 de abril, 22.883 casos suspeitos no estado. Entre as contaminações, 6.010 eram autóctones (ocorridas dentro do próprio estado) e 346, importadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]