
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia na segunda-feira (2) as pesquisas do Censo 2010. Somente em Maringá, 340 recenseadores vão visitar cerca de 120 mil domicílios até o final de outubro. Para a coordenadora de subárea do Censo na cidade, Sônia Maria Calixto Gomes, o maior desafio para o levantamento será a área central.
"No centro nós temos muitos edifícios, o que dificulta o acesso até as pessoas. Temos que conversar com síndicos, mandar cartas aos moradores", explicou Sônia. Cerca de cem recenseadores trabalharão na coleta de dados somente na região central.
Outro grande volume de agentes censitários do IBGE atuará na Jardim Alvorada, região com maior número de moradores em Maringá. De acordo com o Censo de 2000, Maringá contava com 288 mil habitantes. Pela estimativa do ano passado, esse número subiu para 335 mil pessoas.
Para traçar o retrato completo do país, as entrevistas devem durar dez minutos em média. Sônia solicita a colaboração e paciência dos moradores. "O recenseador costuma ter muita dificuldade para entrar na casa do informante. Por isso, solicitamos para que as pessoas os recebam bem", pediu. Os pesquisadores estarão identificados com crachá e documento, além de um colete do IBGE.
Prefeito será o primeiro a responder o Censo em Maringá
O prefeito Silvio Barros (PP) será o primeiro entrevistado pelo IBGE na abertura do Censo 2010 em Maringá. O início dos trabalhos está marcado para as 9 horas de segunda-feira, no Gabinete da Prefeitura. "Será um ato solene marcando a abertura do Censo no município, assim como ocorre no Estado e em outros municípios", adiantou o gerente regional do IBGE, Laércio Arali, em entrevista ao site da prefeitura. A abertura no Paraná será às 7h30, em Curitiba, com a entrevista do governador Orlando Pessuti (PMDB).
Em todo o país, o IBGE contará com 230 mil pessoas para visitar cerca de 58 milhões de domicílios em 5.565 municípios. Serão coletadas informações para a definição de políticas públicas em nível nacional, estadual e municipal. Com os dados, será possível acompanhar o crescimento, a distribuição geográfica e a evolução de outras características da população ao longo do tempo.



