Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Maringá

Atletas apontam erros na Prova Tiradentes

Alguns corredores estão questionando o tempo de prova registrado no site da competição. Secretaria de Esportes fará reunião com participantes que pedem correções

Prova reuniu mais de 3,5 mil participantes nas ruas de Maringá | Divulgação  - Assessoria PMM
Prova reuniu mais de 3,5 mil participantes nas ruas de Maringá (Foto: Divulgação - Assessoria PMM)

Depois da demora de duas semanas para divulgar a classificação geral da Prova Rústica Tiradentes, a Secretaria de Esportes de Maringá terá um outro problema para resolver. Alguns atletas estão questionando os tempos de prova registrados no resultado "extra-oficial".

É o caso do universitário Rafael Gabriel da Silva, que afirma ter completado o trajeto de dez quilômetros com um tempo cerca de cinco minutos menor do que o apresentado no site da prova. "Eu corri com mais uns dez amigos. Largamos juntos, mas deu uma diferença de 13 minutos entre o meu tempo e o de um deles. Agora, nem sei o que precisa ser feito para arrumar isso". Pelo resultado divulgado, Silva teria feito o percurso com o tempo de 57 minutos e 20 segundos.

A falha pode ter ocorrido por causa de um problema no aparelho que fazia a marcação de largada e chegada nos chips que cronometravam o tempo dos participantes. Como o tempo registrado nos chips poderia não ser real, os aparelhos foram enviados para verificação do fabricante, no estado de São Paulo, o que atrasou a divulgação do resultado.

"Nós atletas ficamos muito tristes quando acontece um erro desta natureza em uma corrida como a de Tiradentes, que é famosa. Corremos e no final, quando fomos pegar o resultado, nem troféu , premiação, nada. Foi muito triste", declarou a atleta Lucirda Mathias, que reside em Curitiba e viajou oito horas de ônibus somente para disputar a prova.

Secretaria de Esportes fará reunião com atletas

Diante das reclamações, a comissão organizadora fará uma reunião com alguns atletas que questionaram os resultados. O encontro está marcado para as 8h30 desta sexta-feira (3), na sede da Secretaria de Esportes.

Segundo Alisson Pereira, que faz parte da comissão organizadora, qualquer corredor que se sentir prejudicado pode pedir a revisão do resultado. "Todos que se sentiram prejudicados têm o direito a protocolar um recurso para fazermos a análise do vídeo da corrida", explicou.

Pereira ainda ressaltou que o resultado apresentado no site do evento não é o oficial. "Tivemos intervalos de tempo que o tapete não fez a captação dos chips. para divulgar a classificação, a empresa responsável pelos equipamentos comparou os tempos registrados nos chips com o vídeo da corrida. Mesmo assim, o resultado é extra oficial porque ainda podem haver correções".

Serviço

O resultado "extra-oficial" foi apresentado na tarde de terça-feira (31) no site da competição. O site apresenta o resultado de todas as categorias e o tempo de prova dos mais de 3,6 mil atletas.

Os atletas que quiserem questionar o tempo de prova podem pedir a revisão do resultado na Secretaria de Esportes, localizada na Avenida Lauro Werneck, nº 500. O telefone é o (44) 3220 5750

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.