Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
oBRAS

Avenida de Maringá será liberada após quase dois anos de interdição

Trânsito na Avenida Jinroko Kubota deve ser liberado dentro de duas semanas

Há um ano e nove meses interditada, a Avenida Jinroko Kubota, em Maringá, deve ser liberada este mês. A via - que liga as avenidas Guaiapó e Tuiuti no Conjunto Léa Leal - estava sendo "engolida" pela erosão. Anúncio foi feito pela prefeitura no começo da semana.

O problema ocorreu com o rompimento de uma galeria, ocasionado por uma enxurrada em dezembro de 2009. Na ocasião, parte do aterro acabou ruindo. Segundo a assessoria de comunicação do município, os trabalhos de drenagem da área - que tem o aterro compactado - estão sendo finalizados esta semana. A construção do muro de contenção do aterro também está em fase adiantada.

A instalação de nova canalização (com tubos de concreto de 2,20m de diâmetro) já foi concluída. Nas próximas semanas será feita a restauração do gramado do canteiro central e implantados meio-fio e calçada lateral na pista norte da avenida. A previsão da Secretaria de Controle Urbano e Obras Públicas é que a reposição do asfalto esteja totalmente concluída dentro de um mês.

Erosão surgiu após rompimento de galeria

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, a erosão teve início após a ação de fortes enxurradas na região Norte da cidade, que romperam a galeria de águas pluviais do local. Com o rompimento da canalização vários tubos de concreto de 2,20m de diâmetro se desalinharam e deram origem a uma cratera de aproximadamente cinco metros de profundidade por 10 metros de diâmetro em uma área de fundo de vale do Córrego Morangueiro.

Com a ação da enxurrada, parte do aterro da Avenida Jinroku Kubota também se desprendeu, rompendo o meio-fio e cerca de um metro de largura do asfalto por sete metros de extensão da pista. Em dezembro de 2009, funcionários e máquinas do setor de Obras e Pavimentação, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) trabalharam na restauração da galeria fazem um desvio provisório do córrego para evitar o aumento da erosão na área.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.