Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Noroeste

Bandidos invadem delegacia de Colorado e libertam sete presos

Mentora da ação seria a mulher de um dos detentos. Ela teria planejado a invasão com um aparelho de celular, que estava escondido em uma das celas da carceragem

Três homens armados invadiram a delegacia de Colorado (80 quilômetros de Maringá) por volta das 16 horas de sábado (25), renderam o único policial que estava no local e libertaram oito presos. A polícia já conseguiu prender dois dos invasores. Uma mulher, residente em Ubiratã, também foi presa acusada de ser a mentora do crime.

Segundo informações do sargento Ilton Félix, da Polícia Militar de Colorado, os homens renderam o investigador Vanderlei Adair Bender , único policial que estava na delegacia no momento. Eles pegaram a pistola dele, deram uma coronhada na cabeça, o algemaram e o obrigaram a entregar as chaves da carceragem.

Após abrirem o cadeado que trancava uma das celas, oito presos fugiram. Os invasores também arrombaram as portas de outras salas da delegacia a procura de drogas, mas nada foi encontrado. Cerca de 700 quilos de maconha haviam sido incinerados em Colorado na quinta-feira (23).

Enquanto os homens abriam a porta de uma das celas, o investigador conseguiu fugir e pediu ajuda à Polícia Militar. Quando o reforço chegou, houve troca de tiros. Um dos detentos levou um tiro de raspão na cabeça e se entregou. Os outros sete conseguiram fugir.

Os invasores roubaram um carro Ford Fiesta de Colorado para utilizarem na ação. Por volta das 17h30 o veículo foi encontrado por policiais na estrada FM – 210, que liga o distrito de Alto Alegre à cidade de Nossa Senhora das Graças.

Os militares foram até o local, mas o carro estava abandonado. Ao fazer uma varredura na região, encontraram dois dos acusados de terem invadido a delegacia escondidos em um canavial. Um deles seria um adolescente de 17 anos e o outro se chama Valmir Bezerra da Silva, de 19 anos. Os dois estão detidos na delegacia de Colorado e Silva responderá por formação de quadrilha.

Por volta das 22h30, policiais conseguiram prender um dos fugitivos Alexander Menozi Santana, 33 anos, preso em janeiro de 2008 por atentado violento ao pudor. Ele foi encontrado na casa do pai dele no Jardim Santa Clara, em Colorado.

A redação tentou entrar em contato com a Polícia Civil de Colorado, para obter mais detalhes sobre o caso, mas ninguém quis se pronunciar sobre o assunto. Um funcionário da delegacia afirmou que mais informações serão divulgadas pelo responsável da unidade na manhã desta segunda-feira (27).

Para libertar o marido

Segundo a PM, o adolescente acusado de invadir a delegacia afirmou que a ação foi planejada por Lucinda Angelo Alves de Sá, 53 anos, moradora de Ubiratã. Ela iria pagar R$ 5 mil ao trio para que libertassem seu marido, Antônio Alves de Sá, de 31 anos, preso em fevereiro por tráfico de drogas.

Lucinda, mais conhecida como "Tiazinha", foi presa na madrugada deste domingo. De acordo com o investigador da Polícia Civil de Ubiratã Mauro Fiore, na casa dela foram encontradas 20 pedras de crack e munições de revólver calibre 32, a mesma utilizada pelos invasores da delegacia de Colorado. Ela irá responder inquérito por tráfico de entorpecentes e formação de quadrilha. Em seu depoimento à Polícia Civil, ela nega ser a mentora da invasão e também de comercializar drogas.

Investigações

Os acusados de invadir a delegacia disseram que a ação teria sido planejada com a ajuda de um aparelho celular, que estava na posse de um dos detentos da cadeia. No dia 07 de abril a PM e da Polícia Civil fizeram uma operação "pente-fino" nas celas da delegacia e encontraram um telefone celular, uma faca e uma chave utilizada para furtar carros.

Segundo a PM, não houve fugas registradas na carceragem de Colorado este ano. A última aconteceu no dia 31 de dezembro, quando seis presos fugiram. A carceragem de Colorado possui 98 presos, mas capacidade para apenas 60.

Os fugitivos que ainda não foram encontrados são acusados de crime como homicídio, furto qualificado, tráfico de drogas, tentativa de estupro e atentado violento ao pudor. Os policiais de Colorado receberam reforços de Maringá para continuar a busca pelos presos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.