
O bispo auxiliar de São Paulo, dom João Mamede Filho,59 anos, foi nomeado pelo papa Bento XVI na quarta-feira (24) para assumir a Diocese de Umuarama que estava sem titular desde o começo do ano, quando dom Vicente Costa foi transferido para Jundiaí(SP).
Dom João Mamede informou que no dia 9 próximo fará uma visita a Umuarama para o primeiro contato com a comunidade e com os padres, mas a posse dele como bispo na Diocese deverá ocorrer somente no começo do próximo ano. Enquanto o novo bispo não chega, a Diocese de Umuarama é comandada pelo monsenhor José Dantas.
O novo bispo pertence a Ordem dos Frades Menores Conventuais e foi ordenado bispo em 2006. Ele disse que tem como lema episcopal "No evangelho a força de Deus".
Trajetória
Antes de ser ordenado bispo, dom Mamede foi diretor da obra social Cidade dos Meninos em Santo André (SP) em 1978; vigário das paróquias Exaltação da Santa Cruz em Ubatuba, em 1979; Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora Navegantes em Guaíra em 1980 e 1981.
O religioso também ocupou o cargo de pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Guaíra em 1982; reitor da Casa Dom Romero de Formação para Vocações Adultas em Santo André (SP) de 1983 a 1985; de vigário da Paróquia Santa Gema Galgani , na mesma cidade de 1986 a 1988.
Foi também reitor do Seminário Casa São Francisco em Curitiba de 1989 a 1998 e diretor e redator da revista "O Mensageiro de Santo Antônio" em Santo André.
A partir de 1992, por 14 anos seguidos, foi ecônomo da Província São Francisco de Assis do Brasil e em 1999 organizou a peregrinação das Relíquias de Santo Antônio de Pádua por quase todos os Estados do Brasil.
Entre 2000 e 2005 foi vigário da Paróquia territorial São Maximiliano Kolbe, de Mogi das Cruzes (SP), e da Paróquia Pessoal para os Japoneses daquela diocese; reitor do Seminário Casa São Francisco e Guardião da Fraternidade Franciscana Conventual em Curitiba.



