Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Igualdade racial

Câmara de Maringá aprova novo feriado municipal

Dia da Consciência Negra será comemorado em 20 de novembro

Os vereadores da Câmara de Maringá aprovaram, na noite de terça-feira (3), em primeira discussão, o projeto de lei que institui o dia 20 de novembro como feriado municipal do Dia da Consciência Negra. Com a aprovação da proposta do vereador Humberto Henrique (PT), Maringá pode se tornar a primeira cidade do estado a tomar a iniciativa. Segundo o projeto, cerca de 400 municípios brasileiros já comemoram o Dia da Consciência Negra.

Segundo o vereador Humberto Henrique, Maringá tem uma população negra de quase 80 mil habitantes. "O objetivo do feriado, mais do que a questão da folga ou não do trabalho e da escola, é uma forma de debater a igualdade racial."

Na próxima quinta-feira (5), o projeto será apreciado em segunda votação. Se aprovado novamente segue para sanção do prefeito Silvio Barros (PP).

Segurança pública

Outro projeto aprovado em primeira discussão diz respeito à segurança pública da cidade. A proposta do vereador Aparecido Regini (PP), o Zebrão, reivindica a instalação de câmeras de vídeo nas vias públicas do Jardim Alvorada.

De acordo com o texto do vereador Zebrão, a instalação de câmeras seria uma alternativa para garantir o controle da segurança pública na região do Jardim Alvorada. "As câmeras serão instaladas nos pontos que apresentam elevado índice de ocorrências policias." As despesas iniciais com o projeto ficariam em torno de R$ 50 mil.

Educação

Outra proposta de Zebrão, aprovada na terça-feira, autoriza o Executivo Municipal a celebrar convênio, com o governo estadual, para a reforma e ampliação das instalações do Centro Municipal de Educação Infantil Vereador José Rodrigues dos Santos, no Jardim Alvorada III. Das 10 matérias apresentadas na Câmara, sete foram aprovadas e outras três foram retiradas da pauta.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.