
A Secretaria de Saúde de Maringá encerra nesta quinta-feira (30) a campanha de vacinação contra a paralisia infantil. Segundo balanço parcial da Divisão de Vacinas, o município cumpriu a meta estipulada pelo Ministério da Saúd. "Alcançamos uma cobertura acima da meta de 95%, imunizando mais de 20 mil crianças", afirmou o secretário da Saúde Antônio Carlos Nardi, em entrevista para o site da prefeitura.
O prazo da campanha havia sido prorrogado diante da baixa cobertura registrada no dia 18. A segunda etapa da campanha será realizada em agosto para todas as crianças com menos de cinco anos. Segundo Nardi, a cobertura dentro da meta vai permitir a implantação de apenas uma etapa da vacinação contra a paralisia infantil a partir de 2012.
Cerca de 2 mil crianças ainda não tomaram o reforço da vacina contra gripe
Depois de mais de um mês do fim da campanha de imunização contra gripe em Maringá, nem todas as crianças com menos de dois anos voltaram para receber a segunda dose da vacina, que deve ser aplicada depois de 30 dias da primeira dose. De acordo com dados da Secretaria da Saúde, divulgados nesta terça-feira (28), aproximadamente 66% das crianças que foram vacinadas na primeira etapa voltaram para o reforço. Faltam cerca de 2 mil.
A estatística é vista com preocupação pela coordenadora de vacinas da Secretaria da Saúde, Edlene Aceti Goes. "Teoricamente, todas as 6.384 [que corresponde a 94% do total] crianças vacinadas na primeira etapa já deveriam ter recebido a segunda dose, pois a campanha terminou no dia 20 de maio, há mais de 30 dias", comentou. "Se a criança foi vacinada no início da campanha, no fim de abril, já está há dois meses sem o reforço."
As crianças com menos de dois anos integram o único grupo que deve receber duas doses. Se não toma o reforço, não conta com uma proteção eficaz contra alguns tipos de vírus da gripe, incluindo a H1N1.



