• Carregando...

Operação do Gaeco resultou em prisão de secretário

Além do afastamento do prefeito de Sarandi, Carlos Alberto de Paula (PDT), a Operação Quadro Negro, do Gaeco, também resultou no afastamento do então secretário de Educação Antonio Manoel Mendonça Martins e de outros dois servidores municipais.

O secretário de Educação de Sarandi chegou a ser preso temporariamente em 15 de janeiro pelo Gaeco, por suposta participação em um esquema de fraudes em licitações. Martins permaneceu preso por seis dias e, em 21 de janeiro, reassumiu o cargo na secretaria. Em 25 de fevereiro, o TJ-PR determinou o afastamento dele.

"Ele, como secretário, tinha participação nas fraudes de licitações. Seria um dos líderes, com poder de deliberação, já que assinava os documentos para diversas situações", declarou o tenente Gustavo Rodrigo Rodrigues da Costa Silva, do Gaeco de Londrina, na ocasião da primeira prisão.

Na época, o coordenador do Gaeco do Paraná, o promotor Leonir Batisti, explicou que empresários de institutos de educação aliciavam prefeituras, oferecendo serviços como consultoria e pesquisas. A licitação era direcionada a essas empresas a preços acima dos praticados pelo mercado. Segundo as investigações, os serviços eram desnecessários ou nem sequer prestados.

"A indicação é de que o esquema partia dos empresários, que chegavam às prefeituras e ofereciam os projetos", disse Batisti. "O propósito do esquema era a retirada de dinheiro dos cofres públicos, por meio do direcionamento dessas licitações. Aparentemente, os serviços contratados eram necessários, mas, na prática, eram só para desviar dinheiro."

O prefeito de Sarandi, na Região Metropolitana de Maringá, Carlos Alberto de Paula (PDT), reassumiu o cargo após seis meses de afastamento. O retorno ocorreu na manhã desta quarta-feira (24) em cerimônia de posse realizada na Câmara de Vereadores.

De Paula estava afastado do cargo desde janeiro deste ano, atendendo decisão da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). Ele foi retirado do comando do Executivo em função da Operação Quadro Negro, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que investigava possíveis fraudes em licitações na área da educação.

Durante a cerimônia, o prefeito informou que estava tranquilo e ressaltou que não foi verificada nenhuma situação de irregularidade envolvendo seu nome. O retorno do prefeito foi autorizado no mês passado pelo desembargador Miguel Kfouri Neto, que determinou que ele reassumisse o Executivo 180 dias após o afastamento.

Ações

De acordo com informações da RPC TV, durante a cerimônia de posse, de Paula informou que dentro de 60 dias pretende dar início às obras de asfaltamento de ruas no Jardim Universo. Outra promessa foi a abertura do Hospital de Especialidades, que deve ocorrer dentro de 90 dias.

Durante a tarde desta quarta, de Paula participará de um encontro com diretores e professores de escolas e creches e de uma reunião com os secretários municipais e com o vice-prefeito Luiz Carlos Aguiar (PPS), que o substituiu ao longo dos últimos meses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]