• Carregando...
O caminhão possui quatro consultórios e equipamentos para a realização de mamografias e ultrassonografias | Divulgação/Projeto Cies
O caminhão possui quatro consultórios e equipamentos para a realização de mamografias e ultrassonografias| Foto: Divulgação/Projeto Cies

Cerca de 3,4 mil pessoas que esperam por atendimento médico em Maringá serão atendidas a partir de sexta-feira (20) em um veículo conhecido como Carreta da Saúde. Trata-se um caminhão itinerante que possui quatro consultórios e um laboratório, além de equipamentos para a realização de mamografias e ultrassonografias. O projeto é da Associação Beneficente Ebenézer, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Ocip) paulista.

As pessoas que serão atendidas estão na fila do Sistema Único de Saúde (SUS), passaram por triagens e já têm as consultas e parte das cirurgias agendadas. Quem não estiver nessa condição e procurar o caminhão não será beneficiado. O caminhão, que já está na cidade, permanece em Maringá até 9 de dezembro. Ele fica em frente ao estádio Willie Davids, na Avenida Prudente de Moraes, sem número. O atendimento será feito entre 8h e 12h, e 13h e 18h.

A carreta - que, quando aberta, tem 100 metros quadrados - oferece atendimento em nove especialidades, como oftalmologia, urologia e cardiologia. No caso de Maringá, não haverá consultas de ginecologia, pois a demanda é prontamente atendida, conforme afirma a secretária-executiva do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense (Cisamusep), Zuleide Bezerra Dalla Costa. Ela explica que a vantagem é do projeto é reduzir a fila do SUS sem usar as estruturas do município.

Procedimentos como cirurgias de catarata e vasectomia, contudo, serão realizadas no Hospital Municipal de Maringá (HMM). Aos sábados, o caminhão vai sediar palestras - estas abertas ao público. O primeiro tema abordado, no próximo sábado (22), será a lombalgia. O evento começa às 14h30.

Atendimento à região

A ideia do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense (Cisamusep) é, no março do ano que vem, contratar a Carreta da Saúde para prestar atendimento aos municípios da região. "Os benefícios serão ainda maior, porque há muitas especialidades que não são oferecidas em cidades menores", diz a secretária-executiva , Zuleide Bezerra Dalla Costa.

Maringá é a primeira cidade não-paulista a receber o caminhão. A assessoria de imprensa do projeto informa que ele já passou por nove cidades, atendendo a 5,4 mil pessoas, que passaram por 7,5 mil procedimentos. A ideia do idealizador do projeto, Roberto Kikawa, é vender franquias da carreta em diversos pontos do país. Até 2012, Kikawa prevê a criação de 16 veículos, que fazem parte do Projeto Centro de Integração de Educação e Saúde (Projeto Cies).

A vinda do caminhão está sendo custeada pela Prefeitura de Maringá e pela Cisamusep. Todos os procedimentos têm custos baseados na tabela de atendimento do SUS.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]