• Carregando...

Funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) de todo o Paraná, incluindo Maringá e região, entraram em greve por tempo indeterminado nesta quarta-feira (16), pedindo reajuste salarial de R$ 300 (41% do piso da categoria). A paralisação foi definida na noite de terça (15), em assembleias promovidas pelo Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná (Sintcom-PR) em Curitiba, Maringá, Cascavel, Londrina, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu. No Brasil, sindicatos de 11 estados já haviam aderido ao movimento.

O reajuste reivindicado pelos trabalhadores corresponde a perdas ocorridas desde agosto de 1994. Eles também pedem redução da jornada de trabalho e mais seguranças nas agências, que estariam sendo alvo de sucessivos assaltos. A direção nacional dos Correios fez uma contraproposta de 4,5%, que não foi aceita pelos sindicatos estaduais.

Por meio da assessoria de imprensa, a empresa informa que fez uma nova proposta nesta manhã e que a decisão de aceitá-la caberá a cada sindicato. Em todo o Paraná os Correios têm 6,3 mil trabalhadores.

Atendimento ao público

O coordenador de vendas dos Correios da região Maringá, Antonio Gentil Angeli Viudes, que fala em nome da empresa, diz que cerca de 70% dos funcionários da cidade estão trabalhando normalmente nesta quarta. Segundo ele, as agências de Maringá estão abertas e os objetos com entrega mais urgente estão sendo despachados no prazo. A greve, diz Viudes, afetou somente cerca de 30% dos funcionários do setor de distribuição, o que pode atrasar a entrega de correspondências simples e comerciais.

A subsede do sindicato em Maringá abrange 140 municípios, como Umuarama, Cianorte e Campo Mourão, e tem aproximadamente 610 trabalhadores filiados - mais de 150 somente em Maringá. O diretor-executivo do Sinticom-PR Osmar Silva diz que entre os grevistas estão funcionários de todos os setores, como atendentes e carteiros, e que a Lei de Greve, que exige a manutenção de 30% do efetivo, está sendo respeitada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]