• Carregando...
A Catedral de Maringá, principal símbolo do município, não ganhará a iluminação especial para os festejos de Natal | Ivan Amorin/ Arquivo Gazeta Maringá
A Catedral de Maringá, principal símbolo do município, não ganhará a iluminação especial para os festejos de Natal| Foto: Ivan Amorin/ Arquivo Gazeta Maringá

A Catedral Basílica Menor Nossa da Glória, principal ponto turístico de Maringá, não ganhará iluminação tradicional de Natal com mangueiras de luzes neste ano. A informação foi confirmada pela Arquidiocese de Maringá na tarde desta terça-feira (8). O motivo, segundo o arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, é a reforma da praça que está prevista para começar ainda neste ano. Uma iluminação simples será colocada na igreja, para que a data não passe em branco, segundo o religioso.

"O investimento com mangueiras de luzes é muito alto para se fazer uma iluminação provisória. No novo projeto a catedral vai ganhar uma iluminação definitiva, que acenderá o ano inteiro. Por isso, não vale a pena investir agora apenas para o Natal. Neste ano a catedral terá uma iluminação muito simples e barata, bem inferior a anos anteriores", disse o arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti.

No ano passado, o segundo maior monumento da América do Sul, conforme informação da Prefeitura de Maringá, recebeu uma decoração feita com lâmpadas de led nas cores azul, branca e amarela. Foram utilizados 11,5 mil metros de mangueiras, que alcançaram inclusive a cruz da igreja.

Todos os anos a iluminação da Catedral atrai pessoas de todos os países e é a principal atração do Natal Ingá, organizado pela Prefeitura de Maringá. O projeto de revitalização da Praça da Catedral está tramitando na Câmara de Maringá. O projeto de lei vai autorizar a realização de um convênio para a reforma. Entre as obras previstas na revitalização está a execução do projeto de iluminação permanente da igreja citado por Dom Anuar Battisti e a reativação das fontes ornamentais, desligadas há anos.

Pelo convênio, o projeto da obra será de responsabilidade da iniciativa privada, enquanto que o custeio com as despesas de água e energia elétrica ficarão a cargo da Copel, Sanepar e Prefeitura. O projeto também autoriza o município a abrir um crédito adicional de R$ 50 mil para a obra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]