Até 17 de dezembro, os jovens que prestaram serviço militar nos últimos cinco anos devem se apresentar à Junta de Serviço Militar para atualizar os próprios dados nas Forças Armadas. Em Maringá, a Junta espera receber cerca de mil reservistas da Marinha, do Exército e da Força Aérea.
De acordo com o secretário executivo da Junta de Serviço Militar de Maringá, Antonio Amaral Carolino, o não comparecimento dos jovens dentro do prazo implica na perda de validade do documento militar. Isso gera o impedimento na obtenção de passaportes, na retirada de diploma de curso superior, na prestação de serviços públicos e na inscrição nos conselhos regionais das profissões convocadas, entre outras penalidades.
"A convocação anual abrange apenas os reservistas e profissionais médicos que prestaram o serviço militar, inclusive no Tiro de Guerra. Assim, quem tem o certificado de dispensa de incorporação (CDI) está isento da apresentação", esclarece Carolino, em nota divulgada pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Maringá.
A iniciativa faz parte do Exercício de Apresentação da Reserva (Exar), que é realizado anualmente. Conforme previsto na Lei do Serviço Militar, o Exar é obrigatório para todos os oficiais e praças da reserva não remunerada das três Forças Armadas, assim como alguns dos portadores de certificados de dispensa de incorporação classificados em "situação especial". Reservistas de 1ª, 2ª e 3ª categorias também devem se apresentar.
Os de 1ª categoria são os que serviram em organizações militares operacionais, como batalhões. Os de 2ª são os que trabalharam no emprego da defesa territorial, como em tiros de guerra. Os da 3ª categoria são os médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários dispensados pelo serviço militar, mas que devem se apresentar para o Exar 2012.
Os reservistas que estão em uma localidade diferente da que prestaram o serviço militar podem realizar o Exar 2012 em qualquer quartel, junta de serviço militar ou, estando no exterior, por intermédio de uma repartição consular.
A realização do Exar pela internet tem de ser feita por meio de sites específicos de cada uma das Forças Armadas - Marinha, Exército e Aeronáutica. Nesse caso, o período de aplicação do exercício é até 31 de janeiro de 2013.



