As chuvas que caíram na região Noroeste na quarta-feira (25) causaram vários estragos na cidade de Astorga, a 50 quilômetros de Maringá. Pelo menos 15 casas foram alagadas, duas foram totalmente destruídas, duas árvores caíram e o deslizamento de um barranco na PR-454, no km 22, próximo ao trevo da cidade, deixou a pista interditada por 10 horas, levando lama e entulhos para a estrada.
De acordo com o sargento Wanderley Ribeiro de Carvalho, supervisor da Defesa Civil de Astorga, a maior parte das casas atingidas concentra-se no Conjunto Alvorada, local onde o relevo é mais rebaixo. As águas subiram a quase um metro de altura danificando móveis e eletrodomésticos das residências alagadas.
Duas casas de alvenaria do bairro foram totalmente destruídas. As famílias estão desalojadas e foram removidas para um salão comunitário da prefeitura. O Corpo de Bombeiros registrou apenas um ferido. Durante a madrugada, um senhor, na tentativa de salvar a casa dele, acabou sendo atingido por um muro que desabou. Ele machucou as pernas, foi socorrido e passa bem.
De acordo com o sargento Carvalho, os trabalhos continuarão durante toda esta quinta-feira (26), com a distribuição de lonas e vistoria da edificação de outras casas que foram danificadas.
Pista interditada
Dois quilômetros da rodovia PR-454, entre Jaguapitã e Astorga, ficaram totalmente bloqueados por aproximadamente 10 horas. A 1h30 desta quinta-feira (26), a pista foi interditada a partir do km 22, próximo ao trevo da cidade, por conta de uma inundação. A pista só foi completamente liberada por volta das 11h30.
Na quarta-feira (25), por volta das 10 horas, um carro derrapou e acabou rodando na pista, batendo em um barranco. O motorista e sua família não ficaram feridos.
De acordo com o sargento Hemerson Oliveira Pacheco, como há um descida justamente naquele ponto, durante a madrugada de quinta-feira o nível de água chegou a quase dois metros de altura, impedindo completamente a passagem de veículos. Durante a manhã, um caminhão-pipa da Prefeitura de Astorga fez a limpeza do asfalto.



