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O Procon (Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor) de Maringá registrou um aumento de 50% nos atendimentos neste começo de 2010. O número de pessoas atendidas passou de 90 a 100 para 160 reclamações diárias. Telefonia fixa e móvel lideram os números de reclamações.

De acordo com o chefe regional do Procon, Dr. Dorival Dias, em ocasião das liquidações de final do ano as reclamações aumentaram consideravelmente. "Como nesta época do ano encontramos promoções de até 70%, as pessoas acabam comprando sem conversar com o vendedor", disse. Segundo ele, as compras rápidas são as campeãs em dar defeito pelo fato do consumidor muitas vezes pegar o produto com pressa para não ficar sem. "Tem muitas pessoas que nem checa a compra na loja mesmo", completou.

Como previstas no artigo 18 do código do consumidor (CDC), cujo prazo para reclamação é de 30 dias, o acerto entre as partes se da quando os prazos para cancelamento do serviço ou devolução do produto dependem dos tipos de bens adquiridos. Itens com defeito e que os tornem inadequados ao consumo, o cliente pode exigir uma entre três alternativas à sua escolha: a substituição do produto por outro em perfeitas condições, a devolução da quantia paga, sem perdas para o consumidor, ou mesmo o abatimento do preço, por conta dos defeitos apresentados.

Conforme Dorival, a maioria das reclamações que chega ao Procon não é resolvida previamente na loja. "As pessoas procuram o órgão quando não resolvem na nota. Geralmente quando tentam mais de três vezes, na assistência técnica ou na loja e não conseguem, os consumidores vão ao Procon", comenta.

Ele orienta que é imprescindível o consumidor observar bem o produto na hora da compra, principalmente se for uma liquidação do mostruário. Também é importante checar se o produto está funcionando ainda na loja, além de ler as especificações técnicas.

Por fim, o chefe do Procon ressalta que por causa do aumento considerável, os atendimentos estão um pouco saturados. Ele indica que o melhor horário de atendimento é das 8 horas às 10 horas da manhã. "Chegando cedo o atendimento é mais bem distribuído e, consequentemente, mais rápido", concluiu.

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