
Com mais de nove meses de atraso, o último longa-metragem do austríaco Michael Haneke, A Fita Branca (2009), estreia nesta sexta-feira (26) em Maringá. O lançamento chega ancorado pelo Projeto Um Outro Olhar, que realiza a exibição, na maioria das vezes gratuita, de filmes alternativos, no Auditório Hélio Moreira. No caso de A Fita Branca, a entrada será cobrada, porque a exibição será no Cinesystem Cinemas.
De acordo com o Cinesystem e com a distribuidora Imovision, o atraso no lançamento do filme aconteceu por conta da quantidade de cópias reduzidas que circularam pelo Brasil.
Ao todo, de acordo com o Internet Movie DataBase (IMDb), A Fita Branca já ganhou 24 prêmios. Um dos mais importantes foi a Palma de Ouro, na edição do Festival de Cannes de 2009. O filme era um dos favoritos ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro neste ano, mas perdeu a estatueta para o argentino O Segredo de Seus Olhos (2009), de Juan José Campanella.
Assim como na maioria dos títulos de sua filmografia, como Violência Gratuita (1997), Código Desconhecido (2000) e Caché (2005), Haneke faz um estudo sobre a violência em A Fita Branca. O filme discute a raiz do nazismo com um roteiro que gira em torno de uma pequena comunidade que se assusta com episódios de violência cometidos por desconhecidos contra alguns moradores nas vésperas da Primeira Guerra Mundial.
Além de A Fita Branca, outros quatro filmes vão entrar em cartaz na cidade. São eles o documentário Senna, a animação Megamente (que, em algumas salas será exibido em 3D) e as comédias Um Parto de Viagem e Muita Calma Nessa Hora. Confira horários e locais de exibição no Guia Gazeta Maringá.
Música
Diversos pianistas vão realizar a Maratona Chopin, um concerto apenas com obras do compositor Frédéric Chopin, a partir das 17h de domingo (28), no Auditório Luzamor (Rua Néo Alves Martins, 1.704). A apresentação será uma edição especial do projeto Convite à Música. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (44) 3218-6100.
Dança
A Escola de Dança Nielici Camargo apresentá o espetáculo Fragmentos, no Teatro Calil Haddad (Avenida Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2.500, da Zona 5), às 20h30 de sábado (27), com entrada a R$ 10. No domingo (28), a peça será reapresentada às 16h, com ingresso a R$ 5.



