
O tanzaniano Ismail Juma Gallet venceu a 39ª Prova Rústica Tiradentes, neste domingo (21), com o tempo de 28 minutos e 33 segundos. A marca é considerada o recorde de todas as edições da prova, que possui um percurso de 10 quilômetros. Na categoria feminina, a vencedora foi a também tanzaniana Sara Ramadhani Makera, com o tempo de 33 minutos e 39 segundos. Cada um conquistou o prêmio de R$ 4 mil, de acordo com o regulamento da prova.
Os africanos conquistaram as melhores posições na categoria masculina. Mathew Kiptoo Cheboi, do Quênia, ficou com o segundo lugar. Em terceiro chegou Fikru Abera Dadi, da Etiópia, em quarto Abraham Kiplagat e em quinto Robert Kiprotich Letting.
Na categoria feminina, Meseret Legese Biratu conquistou o segundo lugar, Dorcas Jepchirchir Kiptarus o terceiro, Tatiele Roberta de Carvalho o quarto, e Eliane Luanda Cardoso Pereira, o quinto lugar da competição.
De acordo com a Prefeitura Municipal de Maringá, organizadora do evento, mais de 3 mil atletas entre profissionais e amadores disputaram a prova.
Segundo o diretor da prova, Jorge Soriano Inocente, para dar suporte aos atletas, mais de 300 pessoas fizeram parte da organização do evento, entre equipe médica, estagiários, voluntários e servidores municipais. Os atletas foram acompanhados durante todo o percurso por uma ambulância que também esteve no local da prova durante todo o dia para prestar atendimento médico aos competidores.
Em nota, a secretária de Esportes e Lazer, Maria Iraclézia de Araújo, defendeu que a diversidade dos competidores é importante para o sucesso da prova. "Além da participação dos corredores profissionais, se destacam aqueles amadores que disputam para superar os próprios limites."
Serviço
A classificação geral da Prova Rústica Tiradentes será disponibilizada para consulta na Internet no site da Prefeitura de Maringá , no banner da prova ou direto no link.



