Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ICCM

Confiança cai e consumidor de Maringá gasta menos

Índice de Confiança do Consumidor Maringaense divulgado nesta terça-feira (15) apresenta queda de 4,9 pontos em relação a janeiro deste ano. O motivo, segundo o coordenador da pesquisa, é o aumento de contas a pagar no inicio do ano

Em Maringá os consumidores estão menos confiantes para fazer compras, é o que revela uma pesquisa da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), divulgada nesta terça-feira (15). A pesquisa mostra que o Índice de Confiança do Consumidor Maringaense (ICCM), está em 140 pontos, em um índice de 50 a 200, representando queda de 4,9 pontos em relação ao índice de janeiro deste ano, que foi de 145,3 pontos.

O número é baixo em relação a dezembro de 2010, que chegou a 147 pontos.

"É um momento em que as pessoas reduzem o consumo, principalmente porque aumenta as contas para pagar, como IPTU e IPVA. Temos que segurar um pouco o consumo para a inflação não disparar", explica Joilson Dias, economista e coordenador da pesquisa.

Os cinco índices que compõem o ICCM registraram queda. O que teve menor porcentagem foi o de expectativa de consumo, com 1,8 pontos e o de maior decréscimo foi o de expectativa de emprego, com 8,5 pontos. Os outros três índices avaliados na pesquisa foram satisfação financeira, expectativa de renda e expectativa nacional.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.