A estreia do Cianorte na Série D do Campeonato Brasileiro, prevista para este final de semana, foi suspensa por determinação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O órgão suspendeu também o início da Série C do Brasileirão. A medida atende liminar do Santo André, um dos cinco clubes que brigam judicialmente por vagas na terceira divisão.
Com a decisão, os torneios só terão início depois que todas as pendências forem resolvidas. A reportagem procurou o gerente de futebol do "leão do vale", Adir Kist, mas ele não foi encontrado para comentar a decisão. O time se preparava para jogar neste neste domingo (27) contra o Marília (SP), no estádio Albino Turbay.
Imbróglio
O Santo André contesta uma decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A entidade que comanda o futebol nacional aceitou uma liminar da Justiça comum do Rio Grande do Sul que pediu a inclusão do Brasil de Pelotas na Série C. Com isso, o Santo André perdeu a vaga no campeonato.
Outra briga judicial envolve clubes do Norte e do Nordeste. A Justiça paraibana determinou que o Treze esteja na Terceirona no lugar do Rio Branco (AC), no entanto, os acreanos também têm a seu favor uma decisão favorável da Justiça estadual. O Araguaína, do Tocantins, é outro clube que luta por uma vaga na Série C.
Campeonato com 40 times
A Série D reúne 40 times, que foram divididos em oito grupos. Cada grupo possui cinco equipes. Os dois melhores de cada chave se classificarão para as oitavas-de-final. A partir de então, as 16 equipes restantes disputam o sistema de "mata-mata", com jogos de ida e volta.
Comandado por Paulo Turra, o Cianorte está no Grupo A7, juntamente com Cerâmica (RS), Marcílio Dias (SC), Marília (SP) e Mogi Mirim (SP), que chegou até às quartas-de-final do Campeonato Paulista deste ano, sendo eliminado pelo campeão Santos. Já a outra equipe paranaense, o Arapongas, caiu no Grupo A8, justamente no grupo do Brasil de Pelotas, um dos protagonistas de todo o imbróglio. Além das duas equipes, estão no grupo A8: o Metropolitano (SC), Juventude (RS) e Mirassol (SP). Caso o Cianorte avance para a fase seguinte, enfrentará na próxima fase uma das equipes deste grupo.



