Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
INDEPENDÊNCIA

Desfile de 7 de setembro atrai público de 15 mil pessoas em Maringá

Em Londrina, desfile foi marcado por protestos de vendedores ambulantes

O tradicional desfile foi a atração de muitas famílias nesta manhã | André Renato/Divulgação PMM
O tradicional desfile foi a atração de muitas famílias nesta manhã (Foto: André Renato/Divulgação PMM)

Aproximadamente 15 mil pessoas acompanharam o desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência, na manhã desta segunda-feira, 7 de setembro. Apenas para a realização da apresentação foram mobilizadas 2 mil pessoas, entre integrantes do Tiro de Guerra, do 4º Batalhão da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, de secretarias municipais, além de autoridades, alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino.

O tema do desfile foi bem característico: "Dom Pedro I e a Independência do Brasil". As bandeiras foram hasteadas por autoridades e o Hino Nacional foi executado pela Banda Musical Joubert de Carvalho, sob a regência do maestro José Galetti.

Entre as novidade, a participação de um casal de mestre sala e porta bandeira vestidos a caráter, na última ala temática, que representou o carnaval brasileiro.

Além das alas temáticas, também tiveram espaço as alas tradicionais dos militares, instituições de ensino, entidades, grupos folclóricos, associações e carros antigos. A Secretaria de Cultura contou com a participação de crianças dos Centros Integrados de Atividades Culturais e Artísticas (CIACAS).

Outras cidades

Ao contrário do clima tranquilo das comemorações em Maringá, em Londrina, desfile foi marcado por protestos de vendedores ambulantes.

Em Cuitiba, a chuva deu uma trégua e desfilaram pela Avenida Cândido de Abreu aproximadamente 10 mil pessoas, entre alunos de 20 escolas estaduais, integrantes de entidades beneficentes e tropas do Exército, da Marinha, do Corpo de Bombeiros, da Aeronáutica, da Guarda Municipal e da Polícia Civil.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.