• Carregando...

Com a retirada de funcionários da Prefeitura de Maringá de órgãos não vinculados com a administração municipal, situação que vem ocorrendo desde julho, a Secretaria de Educação realizou mudanças que culminaram com o fechamento de duas creches. Cerca de 140 crianças foram atingidas e precisaram ser remanejadas para outras unidades. As adequações foram necessárias depois que a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público determinou que servidores municipais não poderiam cumprir expediente fora de suas lotações. Como as creches eram dirigidas por entidades particulares, as estruturas não conseguiram ser mantidas sem o apoio dos profissionais públicos.

A Secretaria de Educação precisou então negociar com os dirigentes dos Centros de Educação Infantil, não municipais. Até agora, 13 unidades foram diretamente afetadas. Dez delas tiveram a direção assumida inteiramente pela prefeitura, visto que antes eram dirigidas em parceria. Os prédios foram cedidos para o município e os alunos não precisaram ser remanejados. A creche Menino Jesus optou por assumir sozinha as atividades e repor os profissionais com recursos próprios.

Outras duas, a Casa Maternal Evangelista e a Creche Metodista ainda não deram uma resposta formal para a secretaria e são elas que ainda correm o risco de fecharem as portas. A situação dessas unidades será definida nos próximos dias. As 140 crianças que foram remanejadas eram das creches Bom Samaritano e a AMR. Ambas foram fechadas. "O trabalho foi extremamente criterioso. A decisão tratou as crianças com dignidade e respeito", disse Marcia Socreppa, secretária de educação.

Situação dos servidores

O MP argumenta que a cessão de servidores somente poderia ocorrer para outros órgãos públicos e para exercerem cargos em comissão e em outros casos previstos em leis especiais, neste último caso, considerando os órgãos públicos, jamais para entidades assistenciais.

Desde 19 de agosto, alguns funcionários que estavam em outros setores já voltavam ao paço municipal. No Instituto Médico Legal (IML), por exemplo, dois motoristas da prefeitura que conduziam o veículo de recolhimento dos corpos foram afastados. Com isso, quem esta fazendo o transporte dos corpos é o Corpo de Bombeiros. Nem mesmo a própria Justiça ficou de fora. No Fórum, vigias emprestados da prefeitura tiveram de ser afastados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]