Dois homens morreram depois que entraram em um compartimento de armazenagem de grãos, na manhã desta quarta-feira (11), no Noroeste. Eles foram encobertos por aproximadamente cinco toneladas de soja e morreram soterrados. O incidente ocorreu nas dependências da Cooperativa Agroindustrial (Cocamar), na cidade de Terra Boa, a aproximadamente 75 quilômetros de Maringá, por volta de 10h45.
Celso Aparecido Santos, de 40 anos, e Edilson Rodrigues Moreira, de 32, entraram no silo para efetuar um procedimento operacional, quando a soja despencou sobre os dois. Segundo informou o Corpo de Bombeiros de Cianorte, que atendeu à ocorrência, o compartimento onde houve o acidente fica no subsolo, a cerca de seis metros de profundidade, logo abaixo de onde os caminhões fazem a descarga dos grãos. Ao chegar ao local, contudo, os corpos já haviam sido resgatados por demais funcionários, que tentaram salvar a vida dos homens. A Polícia Civil abriu inquérito para avaliar as condições do acidente, mas as causas ainda não são conhecidas, explicou Ademir Brasil Filho, investigador.
A assessoria da Cocamar informou que apenas Santos era funcionário da cooperativa e trabalhava na função de classificador. Já Rodrigues prestava serviço à Cocamar e era vinculado à Employer, empresa terceirizada. Nenhum acidente tinha sido registrado até esta quarta-feira (11) no entreposto da Cocamar em Terra Boa, visto que foi inaugurado em dezembro de 2008.
Em nota oficial a Cocamar informou que "ambos trabalhavam no recebimento de grãos, função para qual receberam a devida capacitação e treinamento de segurança, além de todos os equipamentos de proteção individual." O comunicado diz ainda que, "não são conhecidas, ainda, as causas do acidente, o que está sendo apurado pela cooperativa e as autoridades".
Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Campo Mourão, já foram liberados e estão sendo velados em Terra Boa.



