• Carregando...

Como ficaram as comissões

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA (CCJ)

- Aparecido Regini "Zebrão" (Presidente)

- John Alves Corrêa (Vice-presidente)

- Evandro Júnior (Membro)

COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO (CFO)

- John Alves Corrêa (Presidente)

- Dr. Paulo Soni (Vice-presidente)

- Wellington Andrade (Membro)

COMISSÃO DE POLÍTICAS GERAIS (CPG)

- Belino Bravin Filho (Presidente)

- Dr. Sabóia (Vice-presidente)

- Luiz do Postinho (Membro)

Os líderes da Casa

- PMDB: John Alves Corrêa / Mário Hossokawa

- PP: Heine Macieira / Aparecido Zebrão

- PSDB: Evandro Júnior / Flávio Vicente

- PRP: Wellington Andrade / Luiz do Postinho

- PT: Humberto Henrique / Mário Verri

A escolha dos vereadores que integram as comissões permanentes da Câmara de Maringá provocou a primeira polêmica do ano entre os parlamentares, na sessão desta terça-feira (2), que encerrou o recesso de fim de ano. Foram eleitos os membros das comissões Constituição e Justiça (CCJ), de Finanças e Orçamento (CFO), e de Políticas Gerais (CPG), com três representantes cada.

Alguns vereadores de oposição, como Humberto Henrique (PT) e Marly Martin (DEM), alegaram que a escolha do presidente e do vice-presidente das comissões não respeitou o Regimento Interno da Câmara, que estabelece a necessidade de uma votação entre os membros da comissão. A indicação dos nomes, porém, foi feita de maneira consensual, sem discussão no plenário.

"É lamentável que iniciemos o ano com esse tipo de brincadeira. A cidade só tem a perder com essas atitudes", queixou-se Marly. Henrique, por sua vez, cobrou o cumprimento do artigo 48 do Regimento Interno, que diz que "constituídas as Comissões Permanentes, na mesma sessão, por maioria de votos, elas indicarão os respectivos Presidentes e Vice-Presidentes".

John Alves Corrêa (PMDB), escolhido para presidir a Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), contestou os argumentos e disse não havia necessidade da votação, pois a escolha era consensual. O presidente da Casa, Mário Hossokawa (PMDB), cogitou convocar uma votação, mas voltou atrás e disse que não faria "teatro", encerrando a discussão.

Os vereadores também escolheram as lideranças de cada partido. John Alves Corrêa foi indicado para o PMDB, tendo Mário Hossokawa como vice. O líder do PP é Heine Macieira, com Aparecido Domingues Zebrão como vice. A lidernça do PSDB ficou com Evandro Júnior, sendo Flávio Vicente o vice. No PRP, a liderança é de Wellington Andrade. O vice é Luiz do Postinho. Por fim, o PT escolheu Humberto Henrique como líder e Mário Verri como vice.

A sessão contou ainda com a presença do prefeito Silvio Barros (PP), que falou sobre o fim do contrato da Prefeitura com a Sanepar, tema que está entre as prioridades da Casa para este ano.

Durante a apreciação da pauta do dia, nenhum projeto mais relevante foi votado. Os vereadores Wellington Andrade (PRP) e Belino Bravin Filho (PP) - este doente - não compareceram à sessão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]