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Balanço

Em um ano, Delegacia Eletrônica realiza mais de 7 mil atendimentos em Maringá

No Paraná, foram mais de 112 mil registros. Deste total, cerca de 60% geraram boletins de ocorrência. O restante se refere a denúncias e erros de preenchimento do formulário on-line

Em um ano do serviço, a Delegacia Eletrônica do Paraná registrou 112.707 atendimentos a crimes. Somente em Maringá, foram 7.137 registros no mesmo período. De acordo com o coordenador da delegacia, Valdecir de Paula, de todos os atendimentos realizados, 60% geraram boletins de ocorrência e 40% correspondem a denúncias ou a erros no preenchimento do formulário.

De Paula afirma que o maior problema neste tipo de atendimento é a falta de informação sobre a exclusividade da delegacia em atender ocorrências de furto e o preenchimento incorreto do formulário por parte do cidadão. "Lembramos que é importante que a pessoa leia com atenção as orientações e preencha de forma completa os campos determinados. É essa informação que vai auxiliar a polícia."

Apesar de a delegacia, que entrou em funcionamento em 1º de setembro, não ter divulgado os dados mensais de cada município paranaense, o coordenador da Delegacia Eletrônica afirma que o número de atendimentos cresce mês a mês. De Paula diz que, somente em agosto, foram realizados cerca de 13 mil atendimentos em todo o estado. Destes, 908 são de Maringá.

Segundo o coordenador, Maringá foi o segundo município em número de atendimentos registrados no mês de agosto deste ano, atrás apenas de Curitiba, que teve 4.617 casos. A terceira posição em números de atendimentos é de Cascavel, com 482 casos, seguida de Paranaguá, com 436. Londrina, a 100 quilômetros de Maringá, registrou 390 atendimentos eletrônicos durante o mês de agosto.

Para o delegado Osnildo Lemos, da 9ª Subdivisão de Polícia Civil (SDP), o serviço desafoga o plantão da polícia e dá comodidade à vítima. "Em crimes em que não é necessária a presença da vítima para descrever o caso, o boletim eletrônico é uma excelente alternativa." Lemos afirma que o número de adeptos ao formulário eletrônico tende a crescer e pode, até, impulsionar o número de crimes atendidos pelo serviço.

Furto ou roubo?

A Delegacia Eletrônica registra boletins de ocorrência (BOs) em casos de furto de documentos, eletroeletrônicos, cartões de banco e talões de cheque. Furto é a ocorrência na qual não há registro de violência ou grave ameaça contra a pessoa. "Se o criminoso ameaçou (com ou sem uso de arma) ou agrediu a vítima para a subtração, tais atitudes caracterizam o crime de roubo e não de furto e, portanto, não é possível registrar o BO pela internet", é dito no site oficial. A orientação é para que, neste caso, o cidadão procure a unidade policial mais próxima.

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