Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Meio ambiente

Erosões colocam em risco segurança de moradores de Sarandi

Os buracos, que aumentam a cada vez que chove, cortam bairros inteiros de Sarandi, e chegam a destruir ruas

Moradores do município de Sarandi, na região Noroeste do Paraná, reclamam de um problema grave que atinge diversos bairros da cidade. Conforme mostrou o telejornal Bom Dia Paraná, da RPC TV, nesta quarta-feira (28), enormes buracos, formados por erosões, além de ameaçar o meio ambiente colocam em risco a segurança dos habitantes.

Os buracos, que aumentam a cada vez que chove, cortam bairros inteiros de Sarandi, e chegam a destruir ruas. Um estudo feito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) apontou que há 19 erosões na cidade, uma delas com sete quilômetros de extensão.

No bairro Alvamar II, uma cratera virou depósito de lixo e os ônibus têm dificuldade de passar pelo local. "O bairro nunca teve melhoras, e a erosão só está aumentando", reclamou o motorista Isaías dos Santos, morador de Sarandi, ao telejornal. Ele cobrou providências da prefeitura para a solução do problema.

José Roberto Ponce, agricultor que cuida de uma chácara às margens de uma erosão, está vendo o solo se perder. "Quando eu comecei a plantar, a gente passava de um lado para o outro [do buraco]. Pegávamos água lá na chácara de baixo", disse. "Isso faz 17 anos, agora não tem nem como plantar mais".

Além do prejuízo econômico para os agricultores e moradores, a erosão do solo provoca graves danos ambientais. Diversas árvores são arrancadas, e, segundo mostrou o Bom Dia Paraná, toda a água que sai da terra vai parar nos rios, comprometendo a qualidade dos mananciais.

Procurado pela reportagem do Bom Dia Paraná, o secretário de urbanismo de Sarandi, Bauer Geraldo Peccini, disse que os projetos para recuperação das áreas já estão sendo elaborados e devem estar concluídos em 30 dias. Ele afirmou, no entanto, que a cidade não tem dinheiro financiar as obras e que vai tentar conseguir recursos com os governos estadual e federal.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.