Uma unidade da Farmácia Popular do Brasil vai ser instalada na Universidade Estadual de Maringá (UEM) na quinta-feira (13) às 17 horas. O estabelecimento está situado no bloco Q-4, ao lado da Farmácia-Ensino. A Farmácia Popular vai disponibilizar 97 medicamentos classificados como essenciais que constam na Rename (Relação Nacional de Medicamentos), que serão enviados pela Fiocruz. Esta é a segunda unidade instalada em Maringá e os medicamentos devem ser vendidos com preços até 90% mais baratos.
Os remédios da atenção básica atendem cerca de 80% das doenças que atingem a população. Vão estar à disposição produtos para hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções e verminoses, além de medicamentos contra cólicas, enxaqueca, queimadura e inflamações. Os anticoncepcionais também serão vendidos a preços acessíveis.
Segundo a professora Raquel Soares Tasca, executora do convênio de implantação da Farmácia Popular na UEM, já foram contratados dois farmacêuticos, dois técnico-administrativos e um vigia para o início das atividades. Além disso, a unidade contará com oito bolsistas do 4.º ano de Farmácia.
O atendimento é voltado para as pessoas que apresentarem a prescrição médica e será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (sem intervalo) e aos sábados das 8h às 12h.
De acordo com o vereador Humberto Henrique (PT), um dos idealizadores da iniciativa, o programa da Farmácia Popular vai ajudar pacientes de baixa renda a não interromper o tratamento médico por falta de condições financeiras para comprar medicamentos. Em 2006 o vereador esteve em Brasília para obter informações sobre o programa. No retorno apresentou um Projeto de Lei viabilizando convênio entre o município e o Ministério da Saúde e também levou a proposta para a reitoria da UEM.
Receita médica
Qualquer pessoa pode adquirir os medicamentos na Farmácia Popular desde que apresente a receita médica. Não é preciso fazer cadastro e o pagamento é à vista. A primeira unidade da Farmácia Popular administrada pela Prefeitura de Maringá foi inaugurada em maio do ano passado e atende diariamente em média 80 usuários sendo que 50 vão direto ao local e outros 30 fazem consultas de preço e disponibilidade dos medicamentos por telefone.
São oferecidos mais de 90 remédios com preço até 90% mais barato. Segundo o farmacêutico Leandro Negri Peres, os medicamentos mais procurados são para problemas de colesterol, diabetes e infecções. O antibiótico Amoxicilina 500mg, cartela com 10 comprimidos, por exemplo, que nas farmácias do mercado custa R$ 14,90, na Popular sai por apenas R$ 1,90.
O telefone da unidade da UEM é o O 3261-1398.



