Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Expoingá

Fazendinha retrata produção rural e alerta para cuidados com meio ambiente

História temática das famílias dos produtores Zé e João revela os benefícios de viver no campo

Manequins representam em diferentes quadros as famílias do campo | Divulgação
Manequins representam em diferentes quadros as famílias do campo (Foto: Divulgação)
 |

1 de 4

 |

2 de 4

 |

3 de 4

 |

4 de 4

A Fazendinha do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) traz novidades para a 37.ª edição da Expoingá que acontece no Parque de Exposição Francisco Feio Ribeiro, em Maringá. O espaço de 6 mil metros retrata a produção rural de maneira didática, alerta sobre a necessidade de tomar cuidado com o meio ambiente, além de expor novidades no setor agroindustrial. A história temática de dos produtores e João é uma as principais atrações.

O êxodo rural é retratado com a chamada maquete ambiental, que conta a história de dois agricultores, Zé e João. O primeiro migra para a cidade e outro permanece no campo. Para retratar a história que se inicia em 1965 e se estende até o final da década de 1980, bonecos retratam o sofrimento da família migrante de Zé e o crescimento dos familiares de João, que ficaram no campo.

São várias sessões que contam a história utilizando objetos da época, como vasilhas, equipamentos e roupas. Até mesmo as políticas de governo voltadas para o meio agrícola daquele tempo são retratadas.

Quem visita as pequenas plantações da Fazendinha se impressionam com o colorido das flores, hortaliças e frutas cultivadas. "As crianças da cidade podem conhecer como são produzidos os alimentos que os pais compram nas prateleiras dos supermercados. As excursões dos colégios ficam maravilhadas", diz o engenheiro agrônomo da Emater e coordenador da Fazendinha, Edson Luiz Diogo de Almeida.

O parreiral de uva também é uma novidade. Uma passarela construída abaixo da linha do solo permite uma visão privilegiada da plantação. Como numa volta ao passado, uma moça esmaga as bagas de uva com os pés para demonstrar como era extraído o suco e o vinho da fruta. "Todos os dias temos eventos com degustação de produtos feitos na roça", lembra Almeida

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.