
A Federação Paranaense de Futebol (FPF) vetou o estádio Willie Davids, em Maringá, como campo reserva para o Campeonato Paranaense de futebol, que começa no próximo sábado (16). De acordo com o presidente da comissão de vistoria da FPF, o engenheiro Reginaldo Cordeiro, a praça esportiva não recebeu todas as reformas exigidas nas vistorias realizadas no ano passado (em agosto e dezembro).
A vistoria realizada na tarde dessa quinta-feira (14) revelou que várias ações ainda precisam ser feitas, como melhorias no sistema elétrico e hidráulico dos vestiários, ampliações dos banheiros e adequações nos alambrados para isolamento do campo. "Do jeito que está, o torcedor pode ter acesso ao gramado", explica Cordeiro. A visita também contou com a presença de representantes do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Segundo inspetor chefe da Regional Maringá do Crea, Altair Ferri, as avaliações feitas pelos engenheiros serão repassadas dentro de alguns dias para a FPF, que apresentará o laudo final.
Município
De acordo com a secretária de Esportes de Maringá, Edith Dias, várias melhorias foram realizadas no estádio após a vistoria em agosto do ano passado. "Fizemos as reformas nos vestiários, banheiros e corredores de acesso. Agora falta melhorar os alambrados e guarda-corpos, garantindo mais segurança aos torcedores", afirma Edith Dias.
Ainda de acordo com a secretária, logo após o recebimento do laudo, a Secretaria de Esportes e Lazer juntamente com a Secretaria de Controle Urbano e Obras Públicas irá trabalhar no projeto de reforma, dando continuidade às obras para atender as solicitações feitas pela Federação nas últimas visitas. "Desde a última vistoria já melhoramos o gramado, que agora está em excelente estado e construímos a pista de atletismo. Continuaremos realizando melhorias para adequar o estádio às normas da Federação," destacou Edith, que ainda espera receber jogos como os do Coritiba.
No último mês de dezembro, a prefeitura de Maringá colocou o Willie Davids à disposição do "coxa", que foi proibido de disputar partidas da Copa do Brasil e da Série B do Campeonato Brasileiro deste ano no estádio Couto Pereira, em Curitiba. O clube foi punido pela justiça desportiva, com a perda de 30 mandos de campo, por conta das confusões ocorridas após a última rodada do Brasileirão. Segundo Edith, ela entrou em contato com Ricardo Gomyde, diretor de Relações Institucionais do alviverde, e passou o recado. "Se o Coritiba ou outro clube precisar do estádio, não haverá problemas, pois os ajustes são simples", conclui a secretária.
Engenheiro Beltrão
Mesmo com a reprovação do estádio João Cavalcante de Menezes pela Comissão de Vistoria da Federação Paranaense de Futebol, a diretoria do Aereb não cogita mandar os jogos contra Paraná Clube e Coritiba (segunda e terceiras rodadas respectivamente) fora de Engenheiro Beltrão. De acordo com o presidente do clube, Luiz Linhares, está havendo uma incoerência. "Na minha opinião é muito mais seguro para torcida vir até o nosso estádio do que pegar estrada e assistir o jogo em outra cidade. Sou a favor de ajustar todos os estádios, mas acho que a vistoria poderia ser mais tolerante em locais como nosso, até pela idade, tamanho e público", declara Linhares.
A FPF solicitou a reconstrução de parte do muro do estádio de divisão entre torcidas, reformas nas arquibancadas metálicas, a construção de sanitários masculinos e femininos, a colocação de arame farpado em cima dos alambrados.
Linhares ainda afirma que vai tentar conversar com a FPF para que sua equipe possa jogar em Engenheiro Beltrão. "Fizemos tudo o que eles haviam solicitado, mas eles pediram mais um pouco. Agora, se for pra jogar em outra cidade é melhor jogar com portas fechadas". Questionado sobre a situação do estádio João Cavalcante de Menezes, o presidente da comissão de vistoria da FPF, o engenheiro Reginaldo Cordeiro, foi direto: "Todas as vistorias são rigorosas. Eles tiveram tempo para se adequar, agora acabou o jeitinho", responde. Na estreia, o Beltrão joga fora de casa contra o Iraty no próximo domingo.




