O Festival de Cinema de Maringá passará a ser internacional deste ano em diante. Para comemorar a décima edição, a organização optou por ampliá-lo e torná-lo uma mostra latino-americana. O evento ocorrerá em agosto.
As inscrições de filmes poderão ser realizadas de 5 de maio a 30 de junho. O organizador do festival, Pery de Canti, disse esperar que a nova edição siga a mesma tendência de crescimento do número de filmes inscritos dos últimos anos. Em 2012, 456 obras foram inscritas e 72 delas foram selecionadas para exibição ao público.
A intenção da organização é trazer o festival deste ano para o Teatro Municipal Calil Haddad, porém, um conflito de horários ainda impede a confirmação. "A intenção é de que seja no Calil [Haddad], mas ainda precisamos confirmar", comentou Canti. O festival conta com o incentivo do Ministério da Cultura.
Canti disse que o público maringaense pode esperar por "uma inovação de conteúdos" na primeira edição internacional do festival. "Ainda estamos fechando os detalhes finais para consolidar todas as informações sobre esta edição."
Ano anterior
Na edição do ano passado, realizada em junho, o longa-metragem Ivan, De Volta Para o Passado, do diretor curitibano Guto Pasko, foi eleito o melhor filme. Na categoria curta-metragem, o mais votado foi Timing, de Amir Admoni, de São Paulo.
O troféu Cunha de Aço foi entregue aos atores Anselmo Vasconcelos e Claudia Alencar. A escolha dos homenageados pela organização leva em consideração a contribuição deles à cultura e ao cinema brasileiro.
Outros vencedores do prêmio, em edições anteriores, foram Stepan Nercessian, Ary Fontoura, Letícia Sabatella, Zezé Motta e Eva Wilma, além dos cineastas Zelito Viana, Cacá Diegues e Iberê Cavalcanti.



