O 9º Festival de Cinema de Maringá encerra nesta segunda-feira (11), com a exibição dos curtas-metragens produzidos durante as oficinas dos cineastas Saskia Sá e Jovany Sales Rey, além de um debate sobre "Produção de filmes no Brasil" e o anúncio dos vencedores da mostra competitiva com votação popular. A cerimônia de encerramento será realizada a partir das 19h30 no Auditório Dona Etelvina, no Centro Universitário de Maringá (Cesumar).
Mas o público pode assistir aos últimos filmes do festival até a noite deste domingo (10). As exibições ocorrem no Cine Móvel, instalado na Praça de Conveniência, ao lado da prefeitura. O filme "Réquiem para Laura Martin", que encerra a mostra do festival às 20h20, é dirigido por Luiz Rangel e Paulo Duarte e vencedor do prêmio de melhor direção e melhor atriz , para Claudia Alencar , no Festival de Petrópolis (RJ).
Segundo a organização, a principal novidade do festival deste ano foi o Caminhão Móvel Maringá. Com capacidade para 92 pessoas, o veículo exibiu filmes gratuitamente durante sete dias em diversos pontos da cidade. "É um caminhão que se transforma em uma sala de cinema", explicou Pery de Canti, organizador do evento.
A 9ª edição do festival recebeu a inscrição de 456 obras. No entanto, após seleção do próprio festival, o público pode conferir 72 obras entre curtas e longas-metragens de produção nacional.



