• Carregando...
Forças de segurança que integram a operação fizeram um treinamento com os novos aparelhos de medição do som | Divulgação - Assessoria PMM
Forças de segurança que integram a operação fizeram um treinamento com os novos aparelhos de medição do som| Foto: Divulgação - Assessoria PMM

36 veículos já foram apreendidos em Maringá

Desde que foi implantada, em agosto do ano passado, a operação Patrulha do Som realizou oito operações utilizando dois decibelímetros. Durante as ações, foram apreendidos 36 veículos por apresentarem volume do som acima da intensidade permitida, que é de 80 decibéis.

Entre os procedimentos adotados pelas equipes estão a aferição do volume do som, vistoria dos veículos e sua documentação e aplicação de multa aos infratores.

Para a retirada dos veículos e dos equipamentos apreendidos os condutores devem estar acompanhados de um técnico de instalação de som de empresa devidamente estabelecida e apta a emitir notas fiscais de prestação de serviço.

A partir da próxima segunda-feira (9), a Patrulha do Som passa a realizar ações diárias de combate contra a poluição sonora em Maringá. A medida foi aprovada após a aquisição de dez decibelímetros – aparelhos que aferem o nível de intensidade sonora – pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os aparelhos foram repassados em regime de comodato para vários órgãos de segurança, que farão as medições em qualquer horário do dia.

Até então, a fiscalização era realizada somente às sextas-feiras, sábados e domingos no período da noite. "Com aquisição desses decibelímetros, teremos condições de estender as ações para todos os dias", explicou o diretor de defesa social, Paulo Mantovani.

Os novos aparelhos foram distribuídos entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Ambiental, Guarda Municipal, Secretaria dos Transportes (Setran) e equipes da Fiscalização Integrada. Nesta quinta-feira (5), representantes dos órgãos que integram a operação passaram por um treinamento intensivo para utilização dos equipamentos, incluindo noções sobre calibragem e legislação.

"Todos os órgãos de segurança estarão aptos a manusear o aparelho. Se um policial flagrar um possível caso de abuso, por exemplo, ele poderá fazer a medição na hora", ressaltou Mantovani. Ele ainda lembra que as ações da Patrulha do Som não estão restritas apenas à fiscalização do som alto em veículos. "O trabalho também busca conter abusos em lojas, festas em repúblicas de estudantes, residências, chácaras de lazer e outros locais com aglomerações".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]