Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
paralisação

Funcionários da Caixa entram em greve a partir desta terça

A paralisação vai prejudicar liberação de recursos do PAC e do programa Minha Casa, Minha Vida. Dez profissionais com funções ligadas à operações de crédito habitacional vão parar

Engenheiros, arquitetos e advogados, funcionários de carreira da Caixa Econômica Federal (CEF) de Maringá, entram em greve a partir da zero hora desta terça-feira (28). Os profissionais, são 10 ao todo, pedem realinhamento salarial ao valor pago pelo mercado, mas ainda não definiram o índice de reajuste requerido. De acordo com Claudecir de Oliveira Souza, presidente do Sindicato dos Bancários de Maringá e região, a paralisação foi definida em assembleia realizada na última sexta-feira (24), depois que negociações com o banco falharam.

Segundo Souza, os clientes em geral não serão afetados pela paralisação do grupo de profissionais, apenas quem buscar operações de crédito habitacional. Entre as funções dos funcionários em greve estão a vistoria de terrenos para construção de moradias, aprovação de cadastros de financiamento e elaboração e aprovação de contratos. "A greve poderá prejudicar a liberação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e dos Programa Minha Casa, Minha Vida", afirmou Souza.

A greve começa sem prazo para acabar, mas serão realizadas avaliações diárias sobre o andamento das negociações ou apresentação de contrapropostas, e com isso a suspensão da paralisação.

Ainda segundo o sindicato, não haverá manifestações, mas o grupo estará nas agências informando o público sobre as questões que ocasionaram a greve. Como os profissionais de Maringá atendem uma série de municípios vizinhos, agências de outras cidades também vão ter atividades paralisadas.

Na manhã desta terça uma comissão específica deverá apresentar a pauta oficial de reivindicações, bem como a extensão geral de serviços que sofrerão problemas com a paralisação. Outros sindicatos regionais devem definir a adesão ao movimento. "Acreditamos que a greve atinja nível nacional", afirmou Souza.

Londrina

Funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF) de Londrina também vão aderir à paralisação nacional, por tempo indeterminado, a partir desta terça-feira (28).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.