Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sem definição

Greve da Caixa acaba em várias cidades, mas não em Maringá

Filiados ao Sindicato dos Bancários de Curitiba e Londrina já votaram pelo fim da greve e funcionários decidem retornam ao trabalho. Agências maringaenses só decidem se encerram a greve na assembleia que será realizada na manhã de quinta-feira

Sindicato dos bancários pede para que os clientes da Caixa tenham paciência caso a greve acabe, pois o movimento deve ser intenso | Divulgação
Sindicato dos bancários pede para que os clientes da Caixa tenham paciência caso a greve acabe, pois o movimento deve ser intenso (Foto: Divulgação)

Os bancários da Caixa Econômica Federal de Maringá só vão decidir se encerram a greve nesta quinta-feira (22). Depois 28 dias de paralisação, os funcionários do banco de diversas cidades, como Curitiba e Londrina, decidiram acabar com a paralisação na tarde desta quarta (21), após uma assembleia. De acordo com o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Maringá e Região (Seeb), a reunião dos funcionários maringaenses vai ocorrer às 9 horas desta quinta. Se a votação for a favor do término da greve, os bancários retornam ao trabalho no mesmo dia e o atendimento ao público volta ao normal.

A proposta da Caixa aos funcionários oferece abono salarial de R$ 700, que será pago na folha de pagamento de janeiro de 2010; contratação de cinco mil funcionários até o final do próximo ano – anteriormente o banco tinha proposto a admissão de três mil colaboradores. O reajuste salarial de 6% e a forma de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) foram mantidas.

Também ficou acertado que os dias de greve não serão descontados e a compensação das horas paradas será feita até 18 de dezembro por meio de horas extras, segundo "Serão duas horas a mais de trabalho. O que não for possível ser compensado até a data estabelecida será zerado", explicou Claudecir de Souza, presidente do Seeb.

Mesmo com o horário estendido de trabalho para os funcionários, o atendimento ao público não será prolongado. Pois, as horas poderão ser cumpridas em funções internas. "Se os bancários decidirem pelo retorno das atividades, as agências voltam a atender normalmente. Só pedimos para que os clientes tenham paciência porque o movimento deve aumentar significativamente", disse Souza.

Como houve uma nova proposta, a audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST) que aconteceria nessa quarta-feira foi cancelada. Os sindicatos dos bancários de São Paulo, Florianópolis, Blumenau (SC), Campo Grande (MS), e Três Rios (RJ) também decidiram finalizar a grave. Já Porto Alegre votou pela continuidade do movimento.

Financiamentos de imóveis

Pessoas que entraram com pedidos de financiamentos de imóveis podem ter o andamento dos processos atrasados em até 30 dias por causa da paralisação. Muitos dos pedidos ainda estão sem respostas. Só em Maringá o número de processos parados passa de 80.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.