
A partir da próxima segunda-feira (12), a Guarda Municipal contará com mais 30 agentes operacionais atuando nas ruas de Maringá. O anúncio foi feito nesta terça-feira (6), durante reunião dos novos guardas com o diretor de Defesa Social da prefeitura, Paulo Mantovani.
De acordo com ele, a Guarda passará a contar com um efetivo de 310 pessoas, sendo 54 agentes operacionais e 256 servidores responsáveis pela proteção patrimonial de espaços como prédios públicos e praças. "Com o aumento do efetivo, teremos mais facilidade para auxiliar as polícias militar e civil e para atender atos de vandalismo e crimes contra o patrimônio", afirma Mantovani.
A meta é que um dia a Guarda Municipal possa ser formada somente por agentes operacionais. "No primeiro estágio de instalação do grupo, nós levamos todos os que estavam na vigilância para a Guarda. Depois disso, selecionamos 24 pessoas com ensino médio completo para fazer o curso e se tornar agente operacional. Agora levamos mais 30 guardas para essa capacitação", acrescenta.
O curso de formação de 546 horas foi ministrado pelo Corpo de Bombeiros. Os novos guardas tiveram aulas de legislação, direitos e deveres na área de segurança, treinamento físico e psicológico. "Este grupo está treinado e equipado para o patrulhamento de praças, ruas, avenidas e estradas rurais, entre outros locais. Para o próximo ano estamos trabalhando para aumentar ainda mais efetivo e melhorar a estrutura da Guarda Municipal".
Auxílio
Mantovani salientou que a ampliação da Guarda Municipal vai liberar ainda mais a Polícia Militar (PM) para ações de ostensividade, sem se preocupar com problemas menores. "É um trabalho que vem gerando resultados, como a redução nos casos de depredação do patrimônio. Além disso, os casos de descaminho também estão diminuindo. Basta lembrar que a Avenida Brasil era infestada de pessoas comercializando mercadorias nas calçadas. Se for um problema que a Guarda Municipal pode resolver, ela resolve. Se for uma situação mais grave, acionamos a Polícia Militar, importante parceira neste processo".
Sede deve ser transferida
Paulo Mantovani ainda informou que a sede da Guarda Municipal poderá ser transferida do Parque do Ingá para o Parque Alfredo Nyffeler, na Vila Morangueira. "Aquele é um espaço que a prefeitura pretende revitalizar. Além disso, a presença dos guardas daria maior segurança para aquela região da cidade". A mudança deve ser realizada em 2011.



