• Carregando...
Guia pode ser retirada na Praça de Atendimento, no ponto de auto-atendimento ou na internet | Divulgação  - Assessoria PMM
Guia pode ser retirada na Praça de Atendimento, no ponto de auto-atendimento ou na internet| Foto: Divulgação - Assessoria PMM

Os Correios iniciam na próxima segunda-feira (2) a distribuição das guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2012 para os contribuintes de Maringá. Serão entregues duas guias, sendo uma para pagamento à vista (com desconto de 15% para taxas quitadas até 19 de janeiro e de 10% até 9 de fevereiro) e a outra para o pagamento da primeira prestação em caso de parcelamento.

Segundo o diretor tributário da Secretaria de Fazenda, Nelson Pereira da Silva, devem ser distribuídos 130 mil guias, cerca de 4 mil a mais do que foi emitido este ano. As entregas acontecem até 16 de janeiro. Após esse prazo, quem não recebeu a guia ou quem optou pelo pagamento parcelado deve procurar a Praça de Atendimento da prefeitura ou acessar o , no site da prefeitura para obter as guias (da parcela única ou a partir da segunda parcela para o pagamento a prazo)

Este ano, os maringaenses também poderão retirar as guias para pagamento em um totem que será instalado na prefeitura. "Será um ponto de auto-atendimento onde as guias podem ser impressas", ressaltou Silva.

Reajuste de 5,79%

O aumento no imposto em 2012 será de 5,79% - 1,61% a mais do que neste ano. Silva explicou que a atualização monetária segue a inflação. O valor do reajuste tem como base o Índice de Preço Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA-15), que é a variação entre janeiro e dezembro de 2010. Outras mudanças no valor dependem de ampliações ou reduções realizadas nos imóveis.

Os interessados em requerer a isenção do imposto podem solicitar o benefício na Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), que vai estudar os casos. De forma geral, as famílias que têm apenas um imóvel, ganham até três salários mínimos e cujo IPTU não ultrapassa R$ 30 poderão ser liberadas do pagamento. Outros casos como doenças na família devem ser analisados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]