Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Obituário

Homenagem a José Trindade Rosa

Prestes a completar 100 anos, Seo José, vendedor de sorvetes, tinha muita vontade de viver. Gostava de contar histórias, o que fazia todo dia, após o expediente

José Trindade Rosa, conhecido como Seo José, era um homem que queria viver 100 anos para ter histórias para contar. O paranaense, natural de Carlópolis, região Norte Pioneiro, que faria 100 anos em 2011, ficou conhecido em alguns bairros de Maringá, Noroeste do estado, pela profissão. Desde que chegou à Maringá, por volta de 1965, sempre trabalhou como vendedor de sorvetes.

O trabalho de porta em porta proporcionou experiências, amizades e muita história. "Ele sempre tinha histórias para contar quando chegava em casa. Ficava o dia inteiro no sol quente, vendendo sorvete. Era uma profissão que ele gostava muito. Ganhava pouco, mas ele costumava dizer que era feliz", contou a filha caçula, Guiomar Trindade Vitor, 60 anos.

Nos últimos 10 anos, Rosa deixou a profissão de vender sorvetes e passou a se dedicar à família. Ele tinha 11 netos. Mesmo com a idade avançada, era um homem ativo e não se achava idoso."

Ele sempre falava que queria viver muito, por isso, achava que ainda tinha muito para viver. Se você olhasse para ele nunca ia imaginar que ele tinha 99 anos", explica a filha.

Um dos principais valores que ensinou aos filhos, segundo Guiomar, foi a religião. "Ele ensinou a gente a ser honesto, trabalhar e ganhar o nosso dinheiro. Mas o que mais marca em nossa vida é a religião, porque ele era muito religioso e, em razão disso, somos todos muito religiosos também".

Deixa cinco filhos e 11 netos. Dia 17 de fevereiro, de pneumonia, aos 99 anos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.