Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Obituário

Homenagem a Ricardo Albuquerque Rezende

 |

Mineiro de Sabará, Ricardo Albuquerque Rezende encontrou no chão "vermelho" do Centro-oeste paranaense uma razão de vida. A sua paixão pela terra despertou quando ainda era criança, na década de 1950, ao se mudar com os pais para a área rural da pequena Engenheiro Beltrão. Rezende só deixou o Paraná para estudar. Em 1975, formou-se em agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e retornou para trabalhar na propriedade rural da família, na época no distrito de Ivailândia.

Com a A Arte da Guerra como livro de cabeceira, o então jovem empreendedor encontrou nas adversidades oportunidades para se reinventar. Em uma outra fazenda, que levava o nome de sua terra natal, Rezende apostou na produção de café, milho, soja, hortelã e até mesmo tentou desenvolver a suinocultura. Em 1982, diante do incentivo concedido pelo governo federal, apostou suas fichas na criação de uma destilaria. Em poucos anos, a pequena empresa se tornou a Sabarálcool, uma das maiores indústrias do ramo no estado.

Rezende não se limitava ao cuidar dos seus negócios. Ele também se envolvia nas principais discussões que envolviam o setor sucroalcooleiro . Foi um dos fundadores da Associação de Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (Alcopar) - entidade que presidiu em três ocasiões - e teve participação na criação de terminais para embarcar açúcar e álcool no Porto de Paranaguá.

Cozinheiro de mão cheia, Rezende tinha três especialidades: polvo, churrasco e macarronada, uma para atender o gosto de cada filho. Admirador de veículos antigos, tinha em sua coleção relíquias como um Aero Willys 1965, que herdou de seu avô.

Nas horas vagas, viajava com sua mulher, Dayse, para participar de encontros de reliqueiros. "Ele desconhecia a palavra impossível e nunca colocava a culpa dos problemas em nada. Simplesmente fazia as coisas acontecerem", lembra o filho Ricardo.

Deixa a mulher, três filhos e duas netas.

Dia 15 de março, aos 58 anos, em decorrência de dengue hemorrágica.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.