Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Hospital Municipal de Paiçandu é interditado por irregularidades sanitárias

Segundo MP, além das más condições de higiene, durante vistoria ao hospital foram encontrados instrumentos cirúrgicos esterilizados incorretamente e medicamentos vencidos

O Hospital Municipal São José, em Paiçandu, na região Metropolitana de Maringá, foi interditado temporariamente por irregularidades sanitárias. A interdição foi determinada pela 14ª promotoria de Justiça de Maringá em conjunto com a 15ª Regional de Saúde e Conselho Regional de Farmácia e ocorreu na sexta-feira (14), mas as informações foram divulgadas apenas nesta quarta-feira (26) pela assessoria do Ministério Público do Paraná (MP-PR).

Além das más condições de higiene, foram encontrados instrumentos cirúrgicos esterilizados incorretamente e medicamentos vencidos, que eram aplicados na população, segundo o MP. De acordo com a promotoria de Justiça, em razão das irregularidades constatadas, os responsáveis serão indiciados por crime de "perigo para a vida ou saúde de outrem", previsto no Código Penal.

Segundo o Ministério Público, o município apresentou plano de contingência para atendimento temporário da população. Os moradores da cidade serão atendidos temporariamente na Unidade de Saúde Pioneiro Novo. Após 30 dias, os pacientes deverão ser remanejados para o Posto de Saúde Central que está temporariamente interditado, mas que deve ser reaberto neste prazo, segundo o MP. Até lá, a orientação é que os pacientes que necessitem de internamento sejam encaminhados para hospitais de cidades próximas, como Maringá. O Hospital São José já não realizava cirurgias há quase dois anos. Em março de 2011, o Centro Cirúrgico do hospital foi interditado por conta de problemas de infraestrutura. Desde então, partos e outros tipos de cirurgia deixaram de ser realizados em Paiçandu.

Promotoria aguarda adequações

De acordo com a assessoria do Ministério Público do Paraná (MP-PR), até o final da tarde desta quarta-feira (26), a Promotoria aguardava o laudo da Defesa Civil sobre as condições estruturais do prédio do Hospital Municipal. Após envio do relatório do Corpo de Bombeiros, o município apresentará os projetos de adequação do pronto-atendimento para avaliação dos técnicos da Regional de Saúde que irão verificar a possibilidade de reabertura do local.

Na terça-feira (25), tramitam na 1ª Vara Cível de Maringá duas ações de execução de Termo de Ajustamento de Conduta para a adequação de postos de saúde do município.

A reportagem entrou em contato com o diretor da 15ª Regional de Saúde, Kazumichi Koga, mas até às 18 horas não obteve o retorno. Na sede da Regional, a informação é de que Koga estava de férias e que nenhum outro funcionário poderia comentar o caso. A secretária de Saúde de Paiçandu, Silvanir Pereira Higino Sandrigo, também foi procurada, mas não foi localizada até o mesmo horário.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.