Maringá entrou na rota de expansão da companhia IBM, que inaugurou uma estrutura de atendimento no município. A nova unidade faz parte da estratégia de ampliação da empresa, que é responsável pela criação e desenvolvimento de sistemas de computadores e rede, além de softwares e dispositivos de armazenamento e microeletrônica.
Globalmente, a estratégia de expansão regional da IBM tem foco em economias de rápido crescimento, como Rússia, Índia e China. No Brasil, segundo a coordenadora da expansão regional da IBM, Célia Zappa, o objetivo é reforçar a presença da companhia em regiões com alto potencial fora do eixo Rio-São Paulo. "Maringá é uma cidade com alto crescimento de mercado de TI [Tecnologia da Informação] e com um polo universitário desenvolvido", explicou.
Ainda de acordo com Célia, o projeto busca criar uma rede de parceiros na cidade. "Queremos ampliar o contato com a universidades, habilitar parceiros em novas tecnologias, ajudar no desenvolvimento de mão de obra, fazer um trabalho bastante amplo com a comunidade". A nova unidade ganhou um site no portal da IBM.
Somente neste ano, 38 unidades da IBM devem ser criadas no Brasil. No entanto, a empresa não revela os valores de investimento e o número de funcionários contratados. Além de Maringá, o Paraná deve ganhar mais uma estrutura de atendimento em Cascavel. Curitiba e Londrina já contam com estas unidades.



