Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Índice de infestação da dengue é o menor dos últimos anos em Maringá

Cidade apresenta índice de 0,3%, ou seja, 1,8% a menos do que o registrado no início do ano. A quantidade está dentro do permitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que admite infestação de até 1%

O secretário da Saúde, Antônio Carlos Nardi considerou o índice satisfatório | Divulgação - Assessoria PMM
O secretário da Saúde, Antônio Carlos Nardi considerou o índice satisfatório (Foto: Divulgação - Assessoria PMM)

Maringá está com a menor infestação do mosquito da dengue dos últimos anos. Foi o que apontou Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (Lira), anunciado na tarde desta segunda-feira (30). O índice geral ficou em 0,3%, ou seja, 1,8% a menos do que o registrado em janeiro deste ano. A quantidade está dentro do permitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que admite infestação de até 1%.

A pior situação foi registrada em duas regiões da cidade, que tiveram índice de 1%, considerado de médio risco. Situação bem diferente do mesmo período do ano passado, quando várias áreas da cidade apresentavam índice de infestação acima de 4%.

Também foi registrada a queda nos casos da doença. Em maio de 2010, a cidade estava com 5.986 casos notificados e 1.553 positivos. Já este ano foram confirmados apenas 149 casos, com 640 notificações.

O secretário da Saúde, Antônio Carlos Nardi, considerou o índice satisfatório. "Alcançamos esse resultado graças à mobilização de todos os setores envolvidos no Comitê, à imprensa, ao trabalho de nossas equipes e a sensibilização de boa parte da comunidade", afirmou em entrevista para o site da prefeitura.

Áreas de médio risco

* Índice de 1,1% - Conjuntos Champagnat, Residencial Paulino, Branca Vieira, Oásis, Pinheiros e Colina Verde

* Índice de 1% - Distrito de Iguatemi, São Domingos e Santa Terezinha

Áreas de baixo risco

* Índice de 0,6% - Jardins Cidade Nova, Cidade Jardim, Real, Mandacaru, Monte Rei e Parque das Laranjeiras, e

* Índice de 0,5% - Léa Leal, Morangueira, Jardim Alvorada, Alvorada I, Alvorada II, e Alvorada III, Ebenezer e Sumaré

* Índice de 0,4% - conjuntos Grevileas, Quebec, Herman Moraes de Barros e Duzentão; Ney Braga, Montreal e Ouro Cola; e Zonas 4 e 7.

* Índice de 0,2% - Centro; Operária e Zona 8; Comitério e Parque da Gávea; Aeroporto, Cidade Alta e Tarumã; e o América, Liberdade, Jardim Paulista e Requião.

Áreas com Risco Zero

* Zona 5, Monções, Recanto dos Magnatas e Fim da Picada; Parque Itaipu, Bomba Gato e Floriano e a região da UEM e Vila Esperança.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.