Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Trânsito

Maringá é a 45ª. cidade brasileira mais perigosa para pedestres

Levantamento, divulgado nesta quarta, refere-se ao ano de 2008. Maringá oferece mais risco que Curitiba e Londrina. Campo Mourão aparece como a 11ª cidade do ranking nacional

Maringá é a 45ª cidade mais perigosa para pedestres no Brasil, aponta o Mapa da Violência 2011, elaborado pelo Instituto Sangari com base em dados de 2008, divulgado nesta quarta-feira (13). Com pouco mais de 331 mil habitantes naquele ano, o município registrou a morte de 44 pedestres – taxa de 13,4 para cada 100 mil habitantes. Na lista estão apenas cidades com no mínimo 25 mil habitantes.

Maringá ocupa o sétimo lugar entre as cidades do Paraná, ficando atrás de Campina Grande do Sul (que ocupa o primeiro lugar no país), Campo Mourão, Ponta Gorssa, Campo Largo, Francisco Beltrão e União da Vitória. Cidades maiores que Maringá, como Curitiba e Londrina oferecem menos riscos aos pedestres, ocupando, respectivamente, o 94º e o 103º lugares.

Em Campina Grande do Sul, na região Leste do estado, 16 pedestres morreram em 2008. A taxa de óbito no município foi de 53,7 óbitos para cada 100 mil habitantes. Em Campo Mourão, que ocupa o 11º lugar no ranking geral, somou 16 vítimas, com taxa de 19 mortes para 100 mil habitantes.

De acordo com a Agência Brasil, os dados sobre o trânsito compõem um caderno complementar do Mapa da Violência. Em fevereiro, foram divulgados os índices de homicídios do país, integrantes da mesma pesquisa. Nela, Maringá subiu quase 400 posições em um ranking nacional de homicídios entre jovens.

Motoristas e motociclistas

O Mapa da Violência também faz um retrato do risco que o trânsito oferece para ocupantes de automóvel e motociclistas no Brasil. No primeiro caso, Maringá ocupa o 277º lugar e no segundo, o 158º lugar.

No ano de 2008, 26 ocupantes de automóveis e 36 motociclistas morreram no trânsito de Maringá. Os números, se comparados com o número de habitantes, fazem com que o município ficasse novamente atrás de Curitiba e Londrina. A capital ocupa a posição 352 entre automóveis e a 248 entre motocicletas. Já Londrina está nas posições 281 e 208, respectivamente.

Entre as mortes de ocupantes de automóveis, Campina Grande do Sul é, novamente, a cidade paranaense mais perigosa, no 5º lugar do ranking geral. Na sequência, aparecem Santo Antônio da Platina (8º) e Jaguariaíva (21º). Entre os motociclistas, as cidades que oferecem mais riscos são Cornélio Procópio (18º), Umuarama (20º) e Arapongas (33º).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.