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CONSUMIDOR

Maringá lidera o ranking estadual de atendimentos realizados pelo Procon

Município registrou em 2011 mais que o dobro de atendimentos realizados em Londrina, que ocupa o segundo lugar

Maringá foi o município paranaense que mais registrou atendimentos no Procon em 2011. A cidade concentrou 39,2% de todos os registros realizados pelos 28 municípios integrados ao Sistema Estadual de Proteção do Consumidor. Londrina, segundo lugar nesse ranking estadual, contabilizou menos da metade dos atendimentos maringaenses: 9.304 (15,7%) contra 23.231 (39,2%). Em quatro anos, o Procon maringaense aumentou em 12 vezes sua capacidade de atendimento: em 2007, eram apenas 1.875 consumidores atendidos. Os dados fazem parte de balanço anual divulgado nesta terça-feira (17) pelo órgão responsável pela defesa dos consumidores.

Segundo Antonio Carlos de Faria, responsável pela Coordenaria de Pesquisa e Estatística do Procon em Maringá, esse índice está relacionado à grande resolução dos processos em geral. 95,9% de todos os pré-atendimentos, audiências, fiscalização e outros serviços prestados pelo Procon em 2011 terminaram em concicliação.

Faria explica ainda que Curitiba não faz parte deste ranking, pois o órgão da capital é um Procon estadual e não municipal. "Aqui [Maringá] o atendimento é só pessoal. Enquanto na capital, os consumidores podem ser atendidos também por telefone e internet."

Após Maringá e Londrina, os municípios que têm mais consumidores procurando o Procon são Guarapuava (5.898 - 9,9%), Campo Mourão (3.932 - 6,6%) e Ponta Grossa (2.824 - 4,7%).

Telefonia celular é líder de reclamações

O setor de telefonia celular foi o que recebeu mais queixas em 2011. Dos 23.231 consumidores maringaenses que procuraram o Procon, 2.827 (12% dos atendimentos) estavam relacionados a telefonia móvel.

Em seguida, estão as operadoras de cartão de crédito com 2.516 registros (10,8%), a telefonia fixa com 2.491 casos (10,7%) e os bancos com 2.260 atendimentos (9,7%).

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