Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Gripe

Maringá precisa vacinar 3 mil pessoas para atingir meta

Pouco mais 78% do público-alvo foi vacinado. A meta é chegar a 80%, o que corresponde a 43 mil pessoas. Campanha termina nesta sexta-feira

A vacina aplicada nas campanhas anuais protege contra os três vírus que mais circularam no ano anterior, inclusive o influenza A (H1N1) | Divulgação  - Assessoria PMM
A vacina aplicada nas campanhas anuais protege contra os três vírus que mais circularam no ano anterior, inclusive o influenza A (H1N1) (Foto: Divulgação - Assessoria PMM)

Maringá precisa vacinar pelo menos 3.195 pessoas contra a gripe nesta sexta-feira (13) – último dia de campanha de vacinação – para atingir 80% da meta do público-alvo. Até esta quinta-feira (12), foram vacinadas 40.054 pessoas e, para atingir a meta de 80%, será preciso vacinar ao menos 43.249, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

No geral, 78% do público alvo já foram vacinados, como estima a Saúde. No público idoso, mais de 80% já foram vacinados. Já as gestantes e as crianças são a maior preocupação da coordenação de vacinação. "Esperamos que estas pessoas procurem as unidades nesta sexta e se vacinem, mas estamos preocupados porque ainda faltam muitas gestantes e crianças a serem vacinadas", contou a coordenadora municipal de vacinação, Edlene Aceti Goes.

Segundo a Secretaria de Saúde, 76% das crianças e 61% das gestantes haviam sido vacinados até esta quinta. A Campanha de Vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (13) e o estado não tem previsão de prorrogar o prazo.

Nem todos os profissionais da Saúde serão vacinados

Os profissionais de saúde de Maringá que têm contato com pacientes com gripe começaram a ser vacinados nesta semana, segundo a Secretaria de Saúde. O atraso ocorreu porque o Ministério da Saúde ofereceu 4,3 mil doses ao município e, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, seriam necessários aproximadamente 16 mil doses para vacinar todos os profissionais.

De 4,3 mil, o Ministério da Saúde aumentou o número para 4,5 mil doses. "Estamos focando a vacinação nos trabalhadores da área hospitalar e das unidades básicas de saúde, que são trabalhadores que estão no atendimento direto de pacientes doentes com gripe. Não há vacina para todos os trabalhadores", afirmou a coordenadora municipal de vacinação, Edlene Aceti Goes.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.