
A Secretaria de Saúde de Maringá lança nesta segunda-feira (14) a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Paralisia Infantil. A imunização será no próximo sábado (19), mas a partir de terça-feira (15) os alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEi) da cidade já receberão a dose. Devem se imunizar todas as crianças com idade entre zero e cinco anos.
"Lançamos a campanha antes para reavivar a memória dos pais. É preciso que eles não se esqueçam dessa data", disse o secretário de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi. A vacina será oferecida em 100 pontos da cidade, como supermercados, farmácias, shoppings e escolas.
O Ministério da Saúde estabelece como meta a imunização de pelo menos 95% das crianças com até 5 anos, o que em Maringá corresponde a 18.935 crianças. Na primeira etapa da campanha, que ocorreu em junho, a cidade ultrapassou a meta, aplicando 20.306 vacinas. Em todo o país 14,7 milhões de crianças devem ser vacinadas.
A abertura da campanha em Maringá marcará a inauguração de uma estatueta do Zé Gotinha, que ficará no jardim da Secretaria da Saúde. A obra é da professora Débora Kemmer. O lançamento da campanha acontece às 14h30, na Sala de Vacina da Secretaria.
Poliomielite
A poliomielite é uma doença que atinge o sistema nervoso central, podendo deixar sequelas e até levar à morte. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), o último caso da doença no estado foi registrado em 1989. O Brasil erradicou a doença em 1994. No entanto, como a poliomielite ainda tem sido registrada na África e na Ásia, há necessidade de vacinação. Em 2008, houve 1.660 casos de poliomielite em todo mundo.



