Dúvidas frequentes no site do sistema Bateu:
- Posso imprimir boletins de outros tipos de ocorrências atendidas pela Polícia Militar do Paraná (furto e roubo, por exemplo)?
Não, somente os de acidentes de trânsito registrados no estado do Paraná.
- Só tenho as placas do outro veículo envolvido, poderei registrar um boletim mesmo assim?
Sim, o ideal é que tenha o máximo de informações para que não registre uma placa indevida ou ainda impute a outras pessoas idôneas o envolvimento no acidente. A PM lembra que a declaração é sua e a falsa declaração é crime.
-Quantos Bateus poderei registrar?
Quantos necessitar e fizer parte como envolvido no acidente.
Maringá será o primeiro município do interior do Paraná a receber o sistema Boletim de Acidente de Trânsito Eletrônico Unificado (Bateu), da Polícia Militar (PM). De acordo com a corporação, qualquer motorista que se envolver em um acidente de trânsito com no máximo três veículos e sem vítimas poderá registrar o boletim de ocorrência pela internet. O sistema entrará em funcionamento entre quarta (7) e quinta-feira (8), de acordo assessoria de imprensa da PM.
Para que o documento seja processado, os envolvidos precisam entrar em um acordo e preencher as informações do Bateu com os números do Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com registro paranaense, endereço residencial, telefone, e-mail e informações relacionadas ao acidente, como endereço, horário e dados dos demais envolvidos.
No site do sistema usado em Curitiba, após preencher o cadastro, os envolvidos precisam pagar uma taxa, chamada Guia de Recolhimento (GRD) , de R$ 47,12. A impressão do documento pode ser feita após 30 minutos do pagamento. Acidentes em áreas particulares, como condomínios, por exemplo, não funcionam no Bateu.
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