
A Secretaria de Saúde de Maringá realiza neste sábado (13) a segunda etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil. Para isso, serão instalados 90 pontos na cidade (inclusive nos distritos de Floriano e Iguatemi), como as Unidades Básicas, supermercados e shoppings.
São esperadas cerca de 21,3 mil crianças de até cinco anos para receber a dose contra a paralisia infantil. A meta da secretaria é a de imunizar pelo menos 95% desta faixa etária. Na primeira etapa, a cobertura atingiu 97% do público alvo. Segundo o secretário da Saúde, Antônio Carlos Nardi, o município vai buscar ultrapassar esse índice para garantir a imunização de praticamente todas as crianças.
Na mesma data, as crianças com idade entre um a sete anos também devem receber a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), que será oferecida apenas nas Unidades Básicas de Saúde e na Sala de Vacina da Secretaria de Saúde, na Zona 7.
"As duas campanhas, contra a paralisia infantil e contra o sarampo, serão realizadas neste sábado e os pais devem cumprir esse compromisso com a saúde de seus filhos", afirmou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, em entrevista ao site da prefeitura.
A lista completa com os locais de vacinação pode ser acessada aqui
Paralisia infantil
Este é o 32º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite, 22º ano sem a doença no país. Atualmente esta estratégia tem como objetivo garantir a não reintrodução da doença no território brasileiro. O Ministério da Saúde trabalha para atingir a meta de vacinação, que vai permitir a realização de apenas uma campanha a partir de 2012. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 22 países ainda registram casos de poliomielite, sendo quatro desses endêmicos: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão e os demais restabeleceram a transmissão devido a importação de casos da doença. Em 2010 foram registrados 1.292 casos, sendo 232 (17,95%) nos países endêmicos e 1060 (82,05%) nos países não endêmicos.



