O Aeroporto Regional Silvio Name Junior, em Maringá, fechou para pousos e decolagens por causa do mau tempo, na tarde desta segunda-feira (2). Até as 20h30, quatro voos haviam sido cancelados. Não há previsão para retomada das atividades, de acordo com o balcão de informações do terminal.
Em um dos casos, parte dos passageiros da companhia aérea Gol, que deveria embarcar para Curitiba às 17h, optarou por continuar a viagem por via terrestre. Também foram cancelados um voo da Pantanal e dois da Trip.
De acordo com a meteorologia do terminal, o aeroporto abriu e fechou várias vezes ao longo da tarde, até que foi totalmente fechado. A última operação foi de um voo da Trip que pousou e decolou às 16h40.
O avião da Gol que levaria os passageiros de Maringá para Curitiba não conseguiu pousar e foi desviado para Londrina. Também precisou retornar para o aeroporto de origem, o voo da Pantanal que vinha de Marília. Os passageiros dessa rota tiveram as passagens remarcadas.
Já no período noturno, outros dois voos da Trip foram cancelados: um seguiria para Campo Grande e o outro para Curitiba.
Mesmo antes do fechamento, a direção do terminal havia confirmado que alguns voos da Gol atrasaram, embora o número de atrasos não tenha sido contabilizado. O problema se repetiu em todo o país.
De acordo com a Gol, os atrasos são reflexos do intenso tráfego aéreo na sexta-feira (30), quando a empresa teve de transferir algumas partidas programadas do Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, para o Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo.
A assessoria da Gol disse que, na sexta, as tripulações atingiram o limite de horas de trabalho e não puderam seguir viagem. A Gol aponta também o aumento no movimento com o fim das férias escolares.
Dia caótico nos aeroportos brasileiros
Mas não apenas o aeroporto de Maringá sofreu com atrasos e cancelamentos nesta segunda. Dos 2.033 voos domésticos previstos nos principais aeroportos do país até as 20h, 526 sofreram atrasos de mais de 30 minutos - o equivalente 25,9% do total. Outros 120 voos foram cancelados (5,9%). Os números fazem parte do balanço da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
Entre as 711 operações programadas pela companhia aérea Gol no mesmo período, 373 atrasaram (52,5%) e 90 foram canceladas (12,7%).
Por meio de nota, a Infraero informou que "está monitorando os transtornos ocorridos nesta segunda-feira em função dos atrasos nos voos da companhia aérea Gol".



