• Carregando...

Dois das quatro municípios que correm risco de surto de dengue no Paraná ficam na região Noroeste. Loanda e Sarandi obtiveram índices preocupantes no último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Lira), feito entre outubro e novembro, divulgado pelo Ministério da Saúde (MS), nesta segunda-feira (5). A primeira teve 5,3% e a segunda 6,2%, quando o MS considera que o máximo tolerável é de 1%. Para correr risco de surto, o índice deve ser de, no mínimo, 3,9%. Guaíra (5,6%) e Nova Londrina (4,4%) são as outras cidades do estado com risco de surto.

Sarandi, que fica a 10 quilômetros de Maringá, é o que teve maior índice de infestação no Paraná. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, 60 casos foram confirmados e 411 notificações foram registradas até a manhã desta segunda. A situação é diluída por todo o município, sem a predominância de um ou outro bairro no índice de infestação. "É preciso tomar cuidado com o calor e a chuva, para que Sarandi não enfrente, novamente, uma epidemia de dengue, como em 2010", afirma a supervisora de trabalho de campo contra a dengue da Secretaria da Saúde, Maria Aparecida Pompanin.

No ano passado, Sarandi enfrentou uma epidemia da doença – ao todo, foram 2.312 confirmações e duas mortes. Em um levantamento realizado pela secretaria, 50% dos focos dos mosquitos estão em lixo reciclável armazenado nos quintais das residências. Para combater isso, além da conscientização, foram contratados 43 agentes. Estes passaram por treinamento e estão trabalhando desde 14 de novembro.

"Antes da contratação dos novos agentes, o trabalho só contava com seis funcionários efetivos e o restante era temporário, o que evitava uma continuidade do combate ao mosquito da dengue", diz Pompanin.

Pelo menos 15 municípios da região Noroeste estão em situação de alerta de dengue no Paraná – com índice entre 1% e 3,9%. Com esse número, a região desponta no Paraná, que soma 28 municípios nessa condição.

Entre os municípios da região Noroeste que estão em situação de alerta estão Altônia (1,1%), Cianorte (1,7%), Cidade Gaúcha (1,7%), Cruzeiro do Oeste (1%), Goioerê (1,5%), Icaraíma (2,2%), Jardim Alegre (1%), Mamborê (3%), Nova Esperança (1,7%), Paiçandu (1%), Paraíso do Norte (2,9%), Paranavaí (1,8%), São João do Ivaí (1,8%), Tapejara (2,4%) e Umuarama (1,4%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]